Um pouco sobre a cor dos cabelos

ANÚNCIO

Este artigo se propõe a revisar superficialmente as cores dos cabelos, suas origens e diferenças.

Os pigmentos naturais

Existem quatro tipos de tonalidades de cabelos. As diferenças entre eles está em dois pigmentos responsáveis pela cor dos cabelos e pelos: a eumelanina, que é preta e marrom, e a feomelanina, que é vermelha. A quantidade de eumelanina no cabelo determina o quão escuro é o fio, pois todos os seres humanos apresentam feomelanina em seus cabelos.
Naturalmente, os cabelos são pretos, marrons (castanhos), loiros ou vermelhos (ruivos), dependendo da origem étnica do indivíduo. Essa coloração está associada geneticamente a certos tons de pele e cor dos olhos, e pode ser classificada da seguinte forma:

Cabelos pretos

Os cabelos pretos são a coloração natural mais comum. É predominante em indivíduos de descendência não europeia, mas ocorre em populações de todas as etnias. Os fios apresentam altos teores de eumelanina e é menos denso que outras cores. Pode ser completamente preto ou levemente pretos com diferentes texturas, que variam de pessoa para pessoa. Os cabelos étnicos como o africano são geralmente pretos, espessos e cacheados ou ondulados. Muitos desses indivíduos alisam seus cabelos utilizando calor ou substâncias químicas nitrogenadas, que podem causas dano, se não forem corretamente aplicadas por um profissional qualificado.

ANÚNCIO

Cabelos castanhos

Os cabelos castanhos (marrons) também são comuns por todo o mundo, mas predominam entre os descendentes de europeus. Este tipo de cabelo apresenta mais eumelanina que os cabelos loiros, mas também menos que os cabelos pretos, e os fios são espessos. O cabelo asiático é, geralmente, escuro e liso, mas não tão espesso quanto o cabelo preto.

Cabelos loiros

Essa coloração natural é relativamente rara e ocorre em aproximadamente 2% da população mundial, com origem na Escandinávia, região norte da Europa. Os cabelos loiros vão do loiro platinado (próximo ao branco) a loiro escuro dourado, com qualquer proporção de eumelanina e feomelanina, mas em pequenas quantidades. Quanto mais feomelanina, mais dourado será a cor do cabelo. Os loiros naturais têm o fio de cabelo mais fino que existe.

Cabelos ruivos

ANÚNCIO

O cabelo ruivo (vermelho) é o tipo menos comum e é causado por uma mutação em um gene específico o qual acredita-se ser recessivo. É o tipo de cabelo que mais apresenta feomelanina e geralmente os mais baixos níveis de eumelanina. Os ruivos naturais são os tipos de cabelos com os fios mais espessos.

Os tons de cabelo loiro e ruivo são associados a desordens como câncer de pele ou albinismo. O vitiligo, doença autoimune, também pode causar diferenças na tonalidade natural dos cabelos. Baseados nessas diferenças étnicas entre os cabelos é que os novos produtos são desenvolvidos.

Opinião do autor: é importante conhecer a bioquímica e a fisiologia dos tecidos e sistemas nos quais atuam os produtos cosméticos, para podermos formular produtos cada vez mais adequados às diferentes realidades, levar satisfação para os clientes e mantê-los sempre satisfeitos. É preciso, mais que nunca, encantar os clientes.

Saiba mais: WILKINSON, J. B.; MOORE, R. J. Cosmetología de Harry. Madrid: Ed. Diaz de Santos, 1990. p.459-460

Artigo original: MORANTE, N. Hair Color Differences. Acesso em 10/10/2007.

Comentários estão fechados.