Uma revisão sobre os conservantes liberadores de formol

ANÚNCIO

“Em ciência leia sempre os livros mais novos. Em literatura, os mais velhos”
Millôr Fernandes

Nós vivemos em um mundo dominado por microrganismos (50% da biomassa da Terra). Portanto, é muito natural que eles estejam presentes em todos os locais imagináveis, desde o elemento água (o elemento mais vital existente) aos ambientes mais inóspitos possíveis (como as geleiras, salinas e os gêiseres), incluindo os cosméticos principalmente aqueles que possuem água em sua composição. O ambiente industrial jamais estará completamente imune à invasão e ao crescimento microbiológico e como sempre procuramos escrever aqui no blog sobre o uso de conservantes, sua segurança, seus benefícios, suas aplicações e discussões, resolvemos escrever sobre uma família específica de conservantes que gera muita discussão e má informação: os doadores de formol.

Enquanto a internet tem difundido aos consumidores uma grande quantidade de informação sobre importantes tópicos, ao mesmo tempo isto tem fornecido dados imprecisos e desinformação sobre produtos de cuidado pessoal, cosméticos e seus ingredientes. Os conservantes, por exemplo, tem sofrido constantes ataques e isto faz com que os consumidores procurem produtos sem conservantes. Mesmo assim o FDA declara “Os cosméticos não precisam ser estéreis, entretanto eles não devem ser contaminados com microrganismos que sejam patogênicos e a quantidade de não patogênicos deve ser baixa”. Além disso, os cosméticos devem manter sua integridade e condição mesmo após o uso.

As bactérias requerem água para seu crescimento e a maioria dos produtos é de base aquosa, por isso estes produtos requerem o uso de conservantes para proteger sua integridade contra bactérias, leveduras e fungos. Ao contrário, produtos anidros (produtos que não possuem água em sua fórmula) como pós compactos e batons apresentam baixo risco de crescimento bacteriano durante seu uso. Outros tipos de produtos de cuidado pessoal podem conter ingredientes ou utilizar embalagens que impeçam o crescimento bacteriano. É importante salientar que fungos e leveduras necessitam de uma mínima quantidade de água, inclusive a umidade presente no ar já é suficiente para a proliferação destes microrganismos. Por isso, os produtos devem sempre ser fechados após o uso.

Os conservantes têm um papel importante no controle de uma gama de microrganismos, que podem ser introduzidos nos cosméticos e produtos de cuidado pessoal durante o uso pelos consumidores. O crescimento de micro-organismos nestes produtos pode fornecer efeitos adversos à saúde dos consumidores e à estética ou eficácia dos produtos.

ANÚNCIO

Os doadores de formaldeído (FD, do inglês, formaldehyde donors) são uma família de ingredientes químicos, seguros e eficazes que tem sido amplamente difundida e estudada no controle de microrganismos como conservantes.

Os conservantes desta família mais utilizados incluem: DMDM hidantoína (DMDM Hydantoin), imidazolidinil uréia (Imidazolidynil Urea), diazolidinil uréia (Diazolidynil Urea), Hidroximetilglicinato de sódio (Sodium Hydroxymethylglycinate) e Quarténio -15 (Quaternium-15). Os três primeiros são os doadores de formol mais utilizados nos Estados Unidos e Canadá.

O uso de doadores de formol tem sido estabelecido por várias décadas, um estudo de frequência de uso de 2010 forneceu que os doadores de formaldeído apareciam em 15% das 36.811 formulações submetidas ao programa de registro voluntário de cosméticos do FDA.

Os conservantes doadores de formaldeído contêm uma molécula que é quimicamente conectada ao formaldeído e é conformada para liberá-lo na fase aquosa como é amplamente conhecido. Esta família de conservantes libera gradativamente pequenas quantidades de formol e isto auxilia na manutenção da integridade do produto (não recomendado para alisamento e sim como agente preservativo do sistema).

Testes de Segurança

ANÚNCIO

Comumente usado como conservante os FD tem sido revisado pela CIR ( Revisão de Ingredientes Cosméticos) nos Estados Unidos e pelo Comitê Científico de Segurança dos Consumidores na Europa (SCCS). Estas revisões incluem análises científicas de dados publicados na literatura, dados não publicados de fornecedores de conservantes entre outras pesquisas. As concentrações de FD utilizadas em produtos de cuidado pessoal tem sido consideradas seguras, não tóxica, não carcinogênica, não mutagênico e nenhuma preocupação relativa a toxicidade sistêmica. Eles também mostram pequenos incidentes relacionados aos olhos e irritação cutânea. A tabela abaixo mostra níveis comumente utilizados desta família de conservantes e são considerados seguros para o uso em produtos cosméticos.

Preocupações em relação a absorção cutânea e o potencial tóxico do Quartenium-15 recentemente foram levantados pela SCCS na União Europeia. Enquanto a CIR considera que os dados atuais são suficientes para a determinação de concentrações seguras, a SCCS requer mais dados sobre a absorção cutânea e aspectos toxicológicos.

Ocorrência

O formaldeído (formolFormaldehyde) é uma substância que ocorre naturalmente na maioria das formas vivas, incluindo humanos. As concentrações produzidas ou usadas nas células humanas, animais ou plantas são muito baixas e isto impede qualquer efeito adverso à saúde, por exemplo, as células sanguíneas humanas normalmente contêm 2-3 ppm. Em alguns alimentos é possível evidenciar 100 ppm de formaldeído. Esta substância não é acumulada no sangue devido a ser rapidamente metabolizada e excretada na forma sódica. Similarmente não é acumulada no meio ambiente, pois, a molécula é quebrada em pequenas horas de exposição solar, no solo ou água as bactérias iniciam a degradação.

Função

ANÚNCIO

Os doadores de formaldeído são conservantes efetivos contra bactérias gram-positivas e negativas. Eles são especialmente eficazes contra Pseudomonas, um importante microrganismo que costuma aparecer em produtos de cuidado pessoal e cosméticos.

A atividade antifúngica é variável, dependente da composição da formulação, mas a combinação de conservantes FD com outros conservantes traz benefícios para a formulação, mantêm sua eficácia e estabilidade.

Cada tipo de conservante possui benefícios e limitações. A escolha do sistema conservante é influenciada pela variedade de fatores incluindo o tipo de produto, o material de embalagem, segurança, eficácia, compatibilidade com outras formulações, ingredientes e custos.

A escolha do conservante deve ser compatível com a solubilidade, cor, pH e outros fatores. Os conservantes FD são componentes importantes do repertório de conservantes disponíveis no mercado. Parâmetros como sua atividade entre pH (4-10), sua estabilidade com uma série de surfactantes e outros ingredientes, solubilidade em água e sua habilidade de incorporar-se em formulações em temperatura ambiente constitui fatores importantes em seu favor.

As alternativas

ANÚNCIO

Por fornecer uma coleção de alternativas ao consumidor alguns formuladores podem apresentar conservantes alternativos. Por exemplo, testes adicionais de segurança, testes desafio microbiológicos, estabilidade e testes de uso com os consumidores serão necessários por alguma substituição potencial do conservante. Preocupações adicionais relatam efeitos estéticos que as alternativas poderiam conferir nas formulações, incluindo mudanças de cor, viscosidade e fragrância. Tais mudanças poderiam também alterar a compatibilidade dos produtos com embalagem, processamento e armazenamento.

Conclusões

Em resumo, os doadores de formaldeído são seguros e efetivos quando usados em produtos de cuidado pessoal e cosméticos, este conservante têm protegido os consumidores por muitas décadas e sua segurança tem sido amplamente documentada.

Referências:
Cosmetics & Toiletries (VOL. 128, No. 7/Julho 2013)
U.S. Food and Drug Administration, Guide to inspections of cosmetic product manufacturers
SCCS opinion on quaternium15

Atualizado em 04 de agosto de 2014.

ANÚNCIO

Atualizado 07 de março de 2016.

2 Comentários
  1. Natalia Diz

    Excelente matéria, fiquei preocupada quando ouvi falar do DMDM, porém fiquei feliz e agradecida por terem feito essa postagem esclarecedora, pois confio no trabalho de vocês.

    1. Cosmética em Foco Diz

      Muito obrigado Natalia! Mensagens como a sua nos mostra que estamos no caminho certo.

Comentários estão fechados.