O que é cosmético vegano?

ANÚNCIO

Recebemos recentemente mais um questionamento sobre cosmético vegano. Já tratamos de cosmético natural e cosmético orgânico em outros textos, mas há de fato uma dúvida recorrente sobre cosmético vegano.

 

Pergunta: Cosmético vegano não tem ingredientes de origem animal. Como escolher o melhor cosmético vegano? Não quero fazer mal aos animais, mas também não quero fazer mal para mim.

De modo geral, um cosmético vegano não contém ingredientes de origem animal e não é testado em animais. No Brasil a certificadora de cosméticos veganos é a Sociedade Vegetariana Brasileira, mas as empresas não são obrigadas a terem certificação.

cosmético vegano não contém ingrediente de origem animal
Foto: freepik.com

ANÚNCIO

A grande questão é que não são conceitos complementares. Um cosmético vegano não precisa ser natural muito menos orgânico. Também não adianta apenas ler a lista de ingredientes, pois algumas vezes o mesmo ingrediente pode ser obtido de fontes animais ou vegetais, como a glicerina (glycerin), por exemplo.

Então, o melhor é comprar cosméticos de marca que você confie e, se achar necessário, entrar em contato para tirar a dúvida os produtos contém matérias-primas de origem animal ou são feitos testes em animais.

Para quem tem dúvida ou não acredita na idoneidade das marcas disponíveis, bom seria poder fazer os próprios produtos cosméticos em casa, não é mesmo?

 

Aproveite o tema para ler esse texto sobre a ISO 16128 e as definições de ingredientes naturais e orgânicos.

ANÚNCIO

ANÚNCIO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.