Perguntas e respostas sobre tratamentos caseiros

ANÚNCIO

Atendendo a pedidos e conselhos, elaborei junto com a amiga farmacêutica Priscilla Rezende, essas perguntas e respostas sobre métodos caseiros (e bizarros) de cuidar da beleza (ou destruí-la, o conceito ainda não está claro na minha mente). Estamos abertos a novos questionamentos, afinal: falar a verdade é comigo mesmo!

1- Posso colocar ácido acetilsalicílico (Aspirina ou AAS) na minha máscara facial?

Parabéns! O AAS é um excelente agente queratolítico, ele é tão eficiente que pode causar lesões cutâneas severas. Em bom português: buraco e feridas mesmo! Portanto se a individua não quiser ficar com a cara do boneco Chucky (Brinquedo Assassino, Tom Holland, 1988) é melhor investir um pouco mais do seu suado dinheirinho e comprar os produtos certos para usar. Afinal de contas, os profissionais levam anos pesquisando e identificando os ativos de matérias-primas adequados para vocês virem e meterem qualquer coisa no rosto? Deixa a pão-duragem de lado porque ser e estar bonita tem seu preço. E existem produtos para todos os bolsos. Então se você ainda assim insistir em usar a aspirina para causar lesões na sua pele, não se esqueça de guardar uma para aliviar a dor que vai sentir depois.

2- Uso leite de magnésia (hidróxido de magnésio) para remover a oleosidade da minha pele. Tem algum problema?

De fato o hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, o componente ativo do leite de magnésia é um bom removedor de oleosidade. Só que assim como o AAS, ele não é nada seletivo e age onde quer que passe, removendo tão bem a oleosidade que para quem tem a pele normal a oleosa ele acaba causando efeito rebote. Isto significa que com o tempo ele estimula mais a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

ANÚNCIO

Então se você não quer parecer uma coxinha de boteco de rodoviária vai tomar vergonha na cara, não vai usar leite de magnésia nem diluído e vai comprar uma loção adstringente e um tonificante ideais para equilibrar a oleosidade da sua cútis.
Já se sabe que remover tudo não ajuda em nada, pois o organismo compensa a falta de oleosidade produzindo ainda mais sebo. Por isso equilíbrio e controle da oleosidade natural são a grande vertente do século 21 para tratar as peles oleosas e acnéicas. Como? Com os produtos certos, mas isso é assunto para outro post ainda mais polêmico.

3- Uma amiga me contou que usa silicone de cabelo como primer para maquiagem. O que você acha disso?

Tá legal. Aqui nós quase nos rendemos. De fato o silicone reparador de pontas é inerte e poderia sim ser usado como primer tabajara para quem não quer gastar com um primer de verdade. MAS (sempre tem um mas) é importante observar alguns pontos cruciais:

  • NÃO PASSE NA ÁREA DOS OLHOS se você tem amos pela sua retina e o seu cristalino.
  • O silicone pode ocluir os poros causando acne em peles com oleosas e acneicas.
  • Os primers comercializados têm silicones na sua composição mais um monte de outros ingredientes que os tornam mais solúveis. Porque o reparador de pontas é insolúvel em água e até difícil de ser removido (volta no item anterior).
  • Esse tipo de silicone puro como é o reparador de pontas pode inclusive dificultar a espalhabilidade da make-up e você pode acabar manchada porque os pigmentos são insolúveis no silicone. Aí você corre o risco de ficar multicolorida. Lembra do Bozo?
  • É por sua conta e risco! Não nos responsabilizamos pelo mau uso do silicone. Até porque se qualquer coisa acontecer você nem poderá questionar as empresas porque elas só podem ser responsáveis por seus produtos quando eles são utilizados conforme o modo de uso indicado no rótulo. E silicone reparador de pontas não escorre e espalha na pele (e na área dos olhos) sozinho… Mais uma vez: deixa de ser sovina e compra um primer da Revlon, vai. Você não vai se arrepender.

Atualizado em 17 de janeiro de 2016.

18 Comentários
  1. Pri Diz

    Arrasa!

  2. Mizuca Diz

    Muito interessante as informações, mas estranhei a linguagem empregada no texto.

  3. Ariadne Diz

    Pois é… no blog das trendy tem um post mostrando e explinado tudinho sobre o primer que a Avon lançou e tem um precinho que vale muito à pena!! Portanto, mesmo as sovinas não podem reclamar…
    Seu blog é suuuuper, vou consultá-lo muitíssimo! Assim que vi o post no site das gêmeas (boa e má), corri pra ver, como sei que várias outras pessoas irão fazer.

    Inté..

  4. Bombshell Sisters Diz

    ótimo! odeio receitas caseiras sem comprovação científica e agora tenho mais argumentos para irritar minha família que adora formulas milagrosas *rs

  5. Crazy Diz

    Olá
    Gostaria de saber o que o silicone pode fazer com a retina e o cristalino! Não ficou explicado no texto…
    obg

  6. Gustavo Boaventura Diz

    Crazy, você perguntou por curiosidade né? Não existem estudos científicos que falem exatamente sobre isso. Não acho que valha a pena o risco de deixá-lo entrar em contato direto com os olhos.
    Como foi dito, o silicone reparador de pontas não foi concebido para ser utilizado como primer. O que ele realmente vai causar aos olhos é de importância secundária, penso eu. O mais importante é utilizar os produtos certos em suas aplicações indicadas.

  7. Louise Diz

    Mas os primers do mercado têm preços abusivos e injustificados. Empresas americanas e europeias vendem primers feitos com a mesma matéria-prima do silicone de cabelo. Algumas vendem o produto somente como "silicone", para uso na pele ou cabelo.
    Os preços são muito mais honestos que os cobrados no Brasil pelos primers conhecidos. E o efeito só pode ser o mesmo, se é o mesmo produto.

  8. Gustavo Boaventura Diz

    Louise, me passa o nome desses produtos vendidos lá fora, por favor.

  9. Crazy Diz

    oi, tudo bom? Passei para ver a resposta da minha pergunta, daí vi perguntando o nome do produto que a Louise falou…Bom, não sei de qual produto ela estava falando, mas a marca CHI produz um silicone para pele e cabelo. Se quiser ver mais, tem este link de uma maquiadora brasileira que usa o produto como primer
    http://diyforvixens.blogspot.com/2009/01/silicone-como-primer-review.html

  10. Déia Diz

    Bom,trabalho em farmácia de manipulação e fazemos um gel extra seco que é a base somente de silicone,inclusive na formulação vão alguns componentes que geralmente são usados para preparação de reparadores de pontas,portanto não creio que possa causar algum mal pois varios dermatologistas prescrevem essa base inclusive com filtros solares que é para ser usado em todo o rosto

  11. Gustavo Boaventura Diz

    Déia, vocês usam corantes ou fragrância nesses produtos? Estou certo de que se usam provavelmente esses e quaisquer outros ingredientes são apropriados para esse fim, não é?
    São áreas diferentes do corpo e com sensibilidades diferentes, a fragrância usada no rosto, por exemplo, pode ser usada no cabelo, mas a recíproca não é verdadeira.
    Pensa nisso…

  12. Denise Soledade Jornada Diz

    Ufa Gustavo! Achei que eu estava só na luta contra essas atrocidades que cometem usando medicamentos como cosméticos! Caso te interesse encrevi um post no meu blog também com outros usos bizarros como esses que tu citou! Se quiser passa lá e deixa a tua opinião como profissional da área:
    http://entendendocosmetologia.blogspot.com/2011/04/nao-desrespeite-quimica-farmaceutica.html

    Obrigada! Mesmo!

  13. Cintia Diz

    Os cristais de ácido acetil salicílico são pouquíssimo solúveis em água fria (imagino que em mel também), portanto o efeito esfoliante é físico, e não químico. Porém, já que não é muito solúvel, também é praticamente impossível obter uma queimadura, já que o aas está em forma de cristal e não será absorvido pela pele. Pode até causar "lesões" (ou seja, rosto vermelho que não vai durar mais do que um dia), mas pelo fato dos cristais serem muito pontiagudos, e não uma lesão química. Pode até não fazer lá muita coisa, mas tb não faz esse mal todo.

  14. Gustavo Boaventura Diz

    Denise,
    somos dois nessa luta! Obrigado pela visita!

  15. Gustavo Boaventura Diz

    Cintia,
    o uso de ácido salicílico em cosméticos é inferior a 0,5% mesmo para os esfoliantes mais potentes! Não entendi o que você quis dizer com dano químico ou físico. Eu já vi mulher com feridas graves no rosto e um homem com um buraco no pé por conta dessa irresponsabilidade. Não tenho como impedir ninguém de realizar esses rituais macabros com o próprio corpo e contra a própria saúde, mas servem de alerta. É triste, mas um dia eu direi: "eu avisei".

  16. Make Mulher Madura GG Diz

    Parabéns pelo post Gustavo! Tb sou contra algumas soluções caseiras em matérias de cosméticos principalmente, já fiz uma experiência com o Leite de Magnésia,o resultado foi simpático, mas parou por aí, qd uma aluna do meu workshop de maquiagem me perguntou se ela poderia usar todos os dias, imagina a loucura? Se possível, gostaria que vc falasse sobre "delineador gel caseiro", tem vídeos no youtube de meninas que pegam lápis de olhos preto "velhos", descascam, derretem, despejam em um potinho, que nem foi higienizado corretamente e dizem que é "delineador gel" p/ aplicar na área dos olhos, essa eu achei bombástica como várias bizarrices que já vi, pois a aplicação é direta nos olhos…affhh…que os "deuses" da visão nos proteja…rsss…sucesso sempre p/ ti…Bjs

  17. Kamilla Diz

    Gostaria de saber se posso usar vaselina ou óleo de girassol para demaquilar sem que haja risco pra minha saúde.

    1. Cosmética em Foco Diz

      Olá Kamilla, tanto a vaselina quanto o óleo de girassol não possuem poder emulsionante para remover a maquiagem com eficácia. O ideal é utilizar um demaquilante e se não puder, use um sabonete apropriado para a sua pele.

Comentários estão fechados.