Posso usar uma colher de metal para retirar creme do pote?

publicado

A resposta é: depende! Em cremes alisantes e relaxantes com hidróxido de cálcio, hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, ácido tioglicólico ou sais de tioglicolato, peróxido de hidrogênio ou outras substâncias facilmente oxidáveis como tinturas capilares o indicado é usar sempre recipientes e utensílios de plástico ou silicone.

Por outro lado, se o seu produto é um creme de tratamento para o cabelo ou um hidratante para a pele sem ação específica, pode usar uma colher de inox limpa e seca para retirar o creme do pote.

Foto: Deniskarpenkov.

Colheres de ferro, prata ou outro metal que não seja inox ou que tenha algum sinal de ferrugem (oxidação) não devem ser usados. Porque esses íons metálicos aceleram o processo de oxidação de ingredientes facilmente oxidáveis como peróxido de hidrogênio, ativos alisantes, corantes, fragrâncias, óleos vegetais e vitaminas (principalmente vitamina C e vitamina E).

Colher e recipiente de madeira também podem ser usados se forem descartáveis. Porque a madeira retém umidade em pequenas fissuras e pode facilitar o crescimento de microrganismos. Com isso, você pode contaminar o seu produto com microrganismos e ao invés de tratar sua pele e cabelos, pode acabar facilitando a entrada de fungos e bactérias no seu organismo.

Por fim, independente da colher ou espátula que você vai usar para retirar seu creme do pote, o que não é recomendado em hipótese alguma é retirar produtos de potes usando os dedos, pois nossas mãos estão repletas de microrganismos que podem contaminar o creme cosmético (leia o parágrafo anterior).

Portanto, se você não se sente seguro para analisar a possível interação da colher ou espátula utilizados com o seu produto, melhor evitar o uso dos metálicos. Já se você conhece bem o produto que está manipulando e tem noção de química cosmética, vá em frente. Mas na dúvida, não utilize colheres ou outros utensílios metálicos com seus cosméticos.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *