Descrição da fórmula

Nesta fórmula de álcool em gel para as mãos, a base é o polímero acrilato Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer e o neutralizante Aminomethyl Propanol, que podem ser substituídos por alternativas, mas devem ser cuidadosamente selecionados para que suportem a graduação alcoólica desejada. A combinação Carbomer + Sodium Hydroxide, por exemplo, não é eficaz para álcool em gel antisséptico pois suporta somente 40% de álcool. No texto Como fazer álcool em gel, tem todas as dicas para selecionar o melhor polímero espessante e o respectivo neutralizante para suportar a proporção desejada de água e álcool.

A viscosidade dos géis de acrilato começam a ganhar viscosidade a partir de pH 5, por essa razão o pH ideal para esse tipo de fórmula é de 5,0 a 7,0. No Brasil, a Anvisa define faixas mínimas de viscosidade para as apresentações de álcool em gel, conforme grau alcoólico.

A Glycerin é essencial para manter a fórmula estável, pois a tendência do polímero acrilato é desidratar com o passar do tempo e isso pode ocasionar em perda do estado gel. O Panthenol nessa fórmula tem a nobre função de manter a pele hidratada. Por último, mas não menos importante, a legislação exige que se utilize álcool desnaturado e que a fórmula contenha um desnaturante que nesse caso é o óleo de hortelã-pimenta (Mentha Piperita (Peppermint) Oil).

Quer saber mais informações sobre essa fórmula, sobre álcool em gel, sobre álcool desnaturado? Então leia o texto Como fazer álcool em gel, lá tem todas as dicas de composição de álcool em gel!

 

Fórmula percentual

Ingrediente Função Concentração
1 Aqua Veículo 21,05%
2 Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer Espessante 0,50%
3 Aminomethyl Propanol Neutralizante 0,45%
4 Glycerin Umectante 1,00%
5 Mentha Piperita Oil Perfume 0,10%
6 Parfum Perfume 0,50%
7 Panthenol Condicionante da pele 1,00%
8 CI 42090 (and) CI 19140 Corante qs
9 Alcohol Denat. Antimicrobiano 75,40%

 

Vem formular com a gente!

Artigo anteriorComo fazer álcool em gel antisséptico
Próximo artigoAcrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer
cformula
O cformula é uma iniciativa inédita do Cosmética em Foco que publica vídeos gratuitos sobre fórmulas e matérias-primas cosméticas para educação, ensino e capacitação de profissionais da indústria cosmética. Aviso legal: As formulações aqui apresentadas gratuitamente e de boa fé são sugestões de aplicação de ingredientes cosméticos para ensino e demonstração de uso das respectivas matérias-primas. Não nos responsabilizamos por mau uso de ingredientes. Recomendamos que somente sejam aplicadas em seres humanos ou comercializadas, fórmulas que já tenham passado por estudo de estabilidade e avaliação de segurança. Também recomendamos verificar a conformidade com legislação vigente e patentes depositadas nos países em que o seu produto venha a ser comercializado. Os conservantes utilizados nas fórmulas são sugestões de uso de tais matérias-primas seguindo recomendações dos fabricantes. Sua eficácia deve ser verificada a partir de um teste de desafio do sistema conservante (challenge test).

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui