Creme de Pentear com Efeito Memória – EA0001

publicado

Descrição da fórmula

Essa fórmula de Creme de Pentear com Efeito Memória (EA0001), possui um emulsionante catiônico de cadeia longa, o cloreto de berrentrimônio (Behentrimonium Chloride), que deixa os cabelos macios e controla o frizz. Como emoliente principal da fórmula, o queridinho do momento óleo de coco (Cocos nucifera (Coconut) oil). Essa base garante a boa aplicação e textura do produto, mas o polímero responsável pelo efeito memória é o poliquatérnio-55 (Polyquaternium-55), ele forma um filme flexível que mantém o cabelo na forma desejada, mesmo debaixo d’água. Mas se umedecer os cabelos, ainda é possível re-estilizar o penteado.

Essa fórmula, simples e eficaz exemplifica bem o conceito de fórmula mínima, do qual já tratamos em um de nossos artigos. Para ler, clique aqui.

Veja uma fórmula de máscara capilar que também contém óleo de coco, clicando neste link.

Anúncio

Fórmula percentual

 IngredienteFunçãoConcentração
1AquaVeículo40,0000%
2CI 73015 (and) CI 19140Corante0,0500%
3Behentrimonium ChlorideCondicionante1,0000%
4Cetearyl AlcoholEmoliente5,0000%
5Cocos Nucifera (Coconut) OilEmoliente2,0000%
6Polyquaternium-55Condicionante3,0000%
7AquaVeículo48,0000%
8ParfumPerfume0,2500%
9Phenoxyethanol (and) EthylhexylglycerinConservante0,5000%
10Citric Acid 50%Neutralizante0,2000%
  TOTAL100,0000%

Vem formular com a gente!

Por cformula

O cformula é uma iniciativa inédita do Cosmética em Foco que publica vídeos gratuitos sobre fórmulas e matérias-primas cosméticas para educação, ensino e capacitação de profissionais da indústria cosmética. Aviso legal: As formulações aqui apresentadas gratuitamente e de boa fé são sugestões de aplicação de ingredientes cosméticos para ensino e demonstração de uso das respectivas matérias-primas. Não nos responsabilizamos por mau uso de ingredientes. Recomendamos que somente sejam aplicadas em seres humanos ou comercializadas, fórmulas que já tenham passado por estudo de estabilidade e avaliação de segurança. Também recomendamos verificar a conformidade com legislação vigente e patentes depositadas nos países em que o seu produto venha a ser comercializado. Os conservantes utilizados nas fórmulas são sugestões de uso de tais matérias-primas seguindo recomendações dos fabricantes. Sua eficácia deve ser verificada a partir de um teste de desafio do sistema conservante (challenge test).