Descrição da fórmula

Quando nós desenvolvemos um creme hidratante para as mãos temos que ter em mente que ele tem que secar rápido e ser fácil de espalhar.

O ingrediente que proporciona toque seco e sensação de secagem rápida é o amido modificado. Então, se preferir, pode aumentar a concentração do amido modificado para até 4%. Cuidado porque amido em excesso vai deixar o toque muito seco.

Já a facilidade de espalhar é dada pelos emolientes, que na nossa fórmula são três óleo de coco, dimeticone e ciclopentasiloxano. Para peles extremamente secas, você pode substituir o óleo de coco por óleo de amêndoas ou até manteiga de karité.

Ainda na nossa fórmula temos um emulsionante que é o Olivem 1000, derivado do óleo de oliva com grande compatibilidade com a pele.

Os ingredientes responsáveis pela hidratação da pele são a glicerina e o AJIDEW NL-50, que é uma solução 50% do PCA sódico. O PCA é um ácido que está presente no Fator Natural de Hidratação (leia o nosso texto sobre o fator natural de hidratação, também conhecido como NMF) e é responsável por manter nossa pele hidratada.

Confira também essa fórmula de shampoo com PCA Zinco.

O conservante que utilizamos é o Euxyl K 701, uma mistura de ácidos orgânicos que precisa de pH abaixo de 5 para ser efetiva, por isso o pH ficou entre 4,5 e 5,0. Lembre-se de que se você usar outro sistema conservante, provavelmente vai precisar ajustar o pH com ácido cítrico ou ácido lático.

Modo de preparo

O modo de preparo dessa fórmula está dividido em três fases. Na fase 1 misturamos a água e as matérias-primas hidrofílicas (hidrofílico é o que tem afinidade pela água ou que é solúvel em água) e aquecemos até 70°C. Na fase 2, adicionamos as matérias-primas oleosas e o emulsionante para a formação da emulsão. Por último na fase 3 adicionamos as matérias-primas que não suportam temperatura acima de 50°C.

Fórmula

As quantidades da tabela abaixo são suficientes para preparar 1Kg do produto. Para fórmula percentual e cálculo de outras quantidades de produto a preparar, faça o download da planilha com a fórmula FA0002 em excel.

Fase Matéria-prima Peso Função
1 Água 833,0g Veículo
1 Corante azul 0,1% 0,01g Corante
1 EDTA 1,0g Quelante
1 Amido modificado 20,0g Espessante
1 Euxyl K 701 6,0g Conservante
1 Glicerina 20,0g Umectante
2 Olivem 1000 20,0g Emulsionante
2 Álcool Cetoestearílico 30/70 40,0g Espessante
2 Álcool Cetoestearílico Etoxilado 20,0g Emulsionante
2 Óleo de côco 10,0g Emoliente
3 Ajidew NL-50 10,0g Umectante
3 Dimeticone 5,0g Emoliente
3 Ciclopentasiloxano 10,0g Emoliente
3 Perfume 5,0g Fragrância

 

Até a próxima fórmula. Vem formular com a gente! #partiuformular

Artigo anteriorProtetores Solares são Seguros e Funcionam?
Próximo artigoNazca lança hidratante vegano Origem Corpo Coco
cformula
O cformula é uma iniciativa inédita do Cosmética em Foco que publica vídeos gratuitos sobre fórmulas e matérias-primas cosméticas para educação, ensino e capacitação de profissionais da indústria cosmética. Aviso legal: As formulações aqui apresentadas gratuitamente e de boa fé são sugestões de aplicação de ingredientes cosméticos para ensino e demonstração de uso das respectivas matérias-primas. Não nos responsabilizamos por mau uso de ingredientes. Recomendamos que somente sejam aplicadas em seres humanos ou comercializadas, fórmulas que já tenham passado por estudo de estabilidade e avaliação de segurança. Também recomendamos verificar a conformidade com legislação vigente e patentes depositadas nos países em que o seu produto venha a ser comercializado. Os conservantes utilizados nas fórmulas são sugestões de uso de tais matérias-primas seguindo recomendações dos fabricantes. Sua eficácia deve ser verificada a partir de um teste de desafio do sistema conservante (challenge test).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui