Avène Cleanance Loção Matificante

ANÚNCIO

Avène Cleanance Loção Matificante – Pierre Fabre

Ingredientes

Avène Aqua, Dipropylene Glycol, SD Alcohol 39C, Zinc Gluconate, Fragrance, Glyceryl Laurate, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, PPG-26-Buteth-26, Salicylic Acid, Silica, Stearalkonium Hectorite, Triethanolamine, Aqua.

Apelos

Limpeza e remoção do excesso de oleosidade com ação matificante prolongada. Rico em água termal de Avène. Não comedogênico. Hipoalergênico.

Avaliação

Esta loção tonificante é uma solução bifásica. Na fase líquida, encontram-se os ingredientes adstringentes (Glyceryl Laurate, Zinc Gluconate e o álcool) que regulam a produção sebácea e os ingredientes de limpeza; na fase sólida (pó precipitado na solução), encontra-se uma mistura de pós capazes de adsorver a oleosidade e conferir o aspecto mate (Silica e Stearalkonium Hectorite).

O Glyceryl Laurate é um monoglicerídeo multifuncional, que além de seu efeito adstringente pode contribuir com seu efeito tensoativo para a remoção do sebo da pele, bem como, por seu efeito sobrengordurante e emoliente,  substituindo parte do sebo removido. Em alguns produtos, conforme a concentração, este ingrediente pode ter efeito antimicrobiano, mas este benefício não é reivindicado por esta loção.

O Zinc Gluconate, por sua vez, fornece íons de zinco à superfície da pele, de modo que se espera uma ação adstringente, isto é, capaz de fechar parcialmente os poros da pele. O Zinc Gluconate é muito utilizado em suplementos alimentares para tratamento da acne, e alguns estudos afirmam que sua administração oral é capaz de regular a atividade inflamatória da pele e reduzir o surgimento de novas espinhas.

O álcool desnaturado (SD Alcohol 39C) também tem efeito adstringente, amenizando o aspecto de poro aberto e preparando a pele para o efeito mate prolongado. Nesta formulação, o álcool assume também o papel de conservante antimicrobiano, permitindo que o produto dispense o uso de outros antimicrobianos polêmicos. Além disso, junto com os outros tensoativos (PEG-40 Hydrogenated Castor Oil e PPG-26-Buteth-26) e com a trietanolamina e o dipropileno glicol, o álcool propicia uma limpeza mais profunda da epiderme e facilita a solubilização de outros ingredientes como a fragrância e o ácido salicílico. Vale lembrar que o Castor Oil é um ingrediente obtido da semente de mamona e não tem origem animal (também conhecido como óleo de rícino).

Embora o ácido salicílico esteja presente na fórmula, não há qualquer apelo relacionado a ele. Este ingrediente ativo pode ser usado em produtos cosméticos em concentrações de até 2% (em produtos sem enxágue) e sua atividade está intrinsecamente relacionada com a quantidade utilizada. Por não haver apelos atribuídos a ele neste produto, supõe-se que esteja presente numa concentração baixa. Sua contribuição talvez seja uma leve descamação da pele, auxiliando na remoção de células mortas.

Enfim, a mistura de pós matificantes, isto é a sílica e o derivado de hectorita, além de aguçar a curiosidade do consumidor pela apresentação do produto (que tem um precipitado no fundo e requer agitação antes do uso), adsorvem o excesso de oleosidade da pele. Combinado ao efeito adstringente dos outros ingredientes, o resultado esperado é uma maior durabilidade do aspecto de pele limpa com brilho mate, uma vez que o excesso de oleosidade foi removido e a produção de novo sebo foi regulada. Além do mais, o derivado de hectorita facilita a suspensão da sílica na solução, mediante agitação, facilitando a distribuição homogênea dos pós.

Opinião do autor: este produto tem uma fórmula tecnicamente elegante, livre de excessos de apelo emocional. Na minha opinião, o produto cumpre bem sua função e pode ser uma opção interessante para pessoas com tendência a acne. Note-se que é um produto de prevenção e não de tratamento. Além disso, é sempre bom lembrar que a limpeza da pele é um dos cuidados mais importantes para a manutenção de um aspecto saudável da face e que consiste numa fase de preparo para todos os outros cuidados que se seguem (hidratação, proteção solar, maquiagem etc.).

Referência: RDC nº 003/2012, ANVISA.

4 Comentários
  1. Rafael Oxn. Diz

    Muito boa resenha (como sempre) realmente os produtos Avene são "elegantes" em sua formulação, eu tbm gosto muito ( o ac glicólico deles é o unico que nao me agride)

  2. Ivan Souza Diz

    Olá Rafael Oxn.! Obrigado por seu comentário, o incentivo dos leitores é muito importante para nós! Você usa o TriAcnéal? É um excelente produto de fato!

  3. Kely Diz

    Rafael, parabéns pelo seu site. Tem uma linguagem muito clara e baseada em literatura científica. Adorei a frase ” livre de excessos de apelo emocional ” Infelizmente são pouca pessoas que possuem uma visão como a sua, a maioria está “contaminada” por jogadas de marketing e por muitos “mimimis” que estão enraizados na cabeça da população e não possuem nenhuma comprovação científica (até mesmo na cabeça de muitos profissionais de saúde que não se dão ao trabalho de procurarem informações confiáveis antes de sair falando bobagens por aí!). Parabéns.

    1. Cosmética em Foco Diz

      Obrigado pelo seu comentário Kely. Algumas vezes até demoramos para publicar conteúdo porque nossa preocupação maior é com a qualidade da informação.

Comentários estão fechados.