DevaCurl No-Poo

ANÚNCIO

O produto analisado desta vez na coluna Leia o Rótulo é o “shampoo” DevaCurl No Poo, um dos produtos referência quando o assunto é o tratamento no poo (mas também serve para low poo). Se você ainda não sabe o que é isso, comece a ler aqui o que já publicamos sobre o assunto.

Ingredientes

Aqua, Cetyl Alcohol, Glycerin, Isopropyl Palmitate, Behentrimonium Chloride, Laureth-4, Vitis Vinifera Seed Oil, Propylene Glycol, Rosmarinus Officinalis Leaf Extract, Melissa Officinalis Leaf Extract, Achillea Millefolium Extract, Chamomilla Recutita Flower Extract, Cymbopogon Schoenanthus Extract, Humulus Lupulus Extract, Wheat Amino Acids, Mentha Arvensis Leaf Oil, Diazolidinyl Urea, Iodopropynyl Butylcarbamate, DMDM Hydantoin, Menthol, Citric Acid, Parfum, Citronellol.

Apelos

Delicada fórmula restauradora para todos os tipos de cabelos. Ideal para cabelos secos, danificados e rebeldes. Limpa os cachos deixando-os saudáveis, hidratados e com balanço. Refrescante fragrância de hortelã-pimenta e rosa da Turquia.

ANÚNCIO

Avaliação

O produto tem a fórmula bem simples e exemplifica o que venho falando e respondendo em entrevistas há alguns anos. É possível emulsionar e remover os resíduos de produtos e sujidades do couro cabeludo e dos cabelos sem a necessidade de uso de tensoativos aniônicos – o mais famoso deles é o Lauril éter sulfato de sódio.

O mecanismo aqui é bem diferente de um shampoo tradicional. O produto tem fórmula muito semelhante a um condicionador devido à presença dos emolientes álcool cetílico (Cetyl Alcohol), o palmitato de isopropila (Isopropyl Palmitate) e o óleo de semente de uva (Vitis Vinifera Seed Oil); e os umectantes glicerina (Glycerin) e propilenoglicol (Propylene Glycol). O tensoativo catiônico cloreto de berrentrimônio (Behentrimonium Chloride) tem dupla função nesse tipo de formulação: ele é o agente condicionante e também o emulsionante responsável pela remoção de resíduos de produtos e sujidades presentes nos cabelos. Após o massageamento do couro cabeludo com o produto, a tendência é que boa parte do que está presente no couro cabeludo seja removido no enxágue. Pode parecer complexo, mas é bem simples. E para ajudar nessa remoção de resíduos de produtos e sujidades, o tensoativo não-iônico etoxilado Laureth-4 tem função de co-emulsionante e ao mesmo tempo co-detergente. Ele vai auxiliar o catiônico em suas duplas funções.

Para enriquecer a fórmula, ela possui diversos extratos vegetais (Rosmarinus Officinalis Leaf Extract, Melissa Officinalis Leaf Extract, Achillea Millefolium Extract, Chamomilla Recutita Flower Extract, Cymbopogon Schoenanthus Extract, Humulus Lupulus Extract), óleo de menta (Mentha Arvensis Leaf Oil) e aminoácidos do trigo (Wheat Amino Acids). O sistema conservante é composto por imidazolidinil ureia (Diazolidinyl Urea), IPBC (Iodopropynyl Butylcarbamate) e DMDM hidantoína (DMDM Hydantoin), ou seja, baseia-se no princípio de liberação de formaldeído na presença de microrganismos. Não há motivo para desespero, raiva ou qualquer manifestação na porta da fábrica, a quantidade é infinitamente inferior ao máximo de formol permitido pela Anvisa (0,2% de formol) e o formaldeído não está livre na fórmula, ele só é liberado na presença de bactérias e fungos. É um sistema bem seguro, mas que sofre preconceito por ser liberador de formol. O mentol (Menthol) proporciona leve sensação refrescante, que auxilia o consumidor a sentir que o produto deixa o couro cabeludo limpo. Por fim, o ácido cítrico (Citric Acid) é responsável pelo ajuste do pH da fórmula para o padrão estabelecido pelo fabricante (infelizmente não tenho amostra para verificar o pH do produto).

Opinião do autor: trata-se de uma fórmula muito usada pelas cacheadas adeptas do No-poo proposto por Lorraine Massey. A avaliação dos ingredientes foi solicitada por uma leitora, a Sabrinah Giampá, do blog Cachos & Fatos. Eu não tive acesso ao produto em si para avaliar sensorialmente a fórmula. Ainda assim espero que seja útil. Leia também a avaliação do DevaCurl One Condition da mesma linha.

Atualizado em 17 de janeiro de 2016.

ANÚNCIO

ANÚNCIO

Comentários estão fechados.