Leia o Rótulo: OFF! Family Loção Repelente de Insetos

ANÚNCIO

Depois dos textos anteriores sobre o aumento do consumo de repelente de insetos (leia aqui) e os principais ativos com ação repelente utilizados atualmente, o texto agora é da coluna Leia o Rótulo especial sobre o tema do momento. O produto analisado é o OFF! Family Loção Repelente de Insetos da Ceras Johnson (não confunda com Johnson & Johnson).

Frasco de 100mL do OFF! Family Loção Repelente de Insetos
Foto: Divulgação.

Ingredientes

Diethyl Toluamide 7,125%, Aqua, Polyacrylic Acid, Steareth-2, Stearyl Alcohol, Glyceryl Stearate, PEG-100 Stearate, Methyl Paraben, Triethanolamine, Aloe Barbadensis Flower Extract, Benzyl Salicylate, Coumarin, Hydroxycitronellal, Limonene, Linalool, Butylphenyl Methylpropional e Parfum.

O ativo principal dessa fórmula é o Diethyl Toluamide, mais conhecido pelo apelido DEET (leia sobre ele aqui). A concentração indicada de 7,125% garante cerca de 2 horas de ação repelente, destacadas no contra-rótulo com os dizeres “A pessoa ficará protegida por 2 (duas) horas, devendo após este período reaplicar o produto, obedecendo ao limite de somente 3 (três) aplicações diárias.

Logo de início já é possível notar que a ausência dos tradicionais ingredientes dos produtos de varejo vaselina, óleo, glicerina e álcool cetoestearílico. Por essa razão, no rótulo vem estampanho “não oleoso”.

Os ingredientes Glyceryl Stearate e PEG-100 Stearate geralmente são comercializados como um blend (mistura) que age como um emulsificante óleo em água, indicado para cremes e loções com álcoois e ácidos graxos. Teoria confirmada pela presença do ingrediente Stearyl Alcohol, um emoliente de cadeia longa e baixa espalhabilidade que confere alta viscosidade às emulsões. O Steareth-2 é um emulsionante não iônico muito utilizado em produtos antitranspirantes; o uso principal dele é como co-emulsionante em emulsões óleo em água.

A dupla Polyacrylic Acid e Triethanolamine finaliza a base do produto. O ácido é um representante da família dos acrilatos (o mais conhecido é o carbômero, leia mais aqui, site em inglês), que após serem neutralizados com uma base assumem a função de espessantes. Aqui na loção, esse espessamento possibilita a obtenção de um produto final viscoso o suficiente para se parecer com um creme, mas fluido e o suficiente para ser uma loção facilmente espalhada na pele.

O conservante da fórmula é o Methyl Paraben. Aloe Barbadensis Flower Extract é o extrato de aloe, que dispensa comentários por ser um antigo e conhecido extrato com ação hidratante. No entanto a função principal desse ingrediente na fórmula é justificar o apelo de rotulagem “com Aloe Vera”. Os ingredientes Benzyl Salicylate, Coumarin, Hydroxycitronellal, Limonene, Linalool, Butylphenyl Methylpropional são todos componentes da fragrância (Parfum).

Gustavo Boaventura

Gustavo Boaventura

Diretor de Conteúdo
Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares.
É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Todos os textos

ESTOU PROCURANDO POR

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO