OFF! Family Loção Repelente de Insetos

ANÚNCIO

Depois dos textos anteriores sobre o aumento do consumo de repelente de insetos (leia aqui) e os principais ativos com ação repelente utilizados atualmente, o texto agora é da coluna Leia o Rótulo especial sobre o tema do momento. O produto analisado é o OFF! Family Loção Repelente de Insetos da Ceras Johnson (não confunda com Johnson & Johnson).

Frasco de 100mL do OFF! Family Loção Repelente de Insetos
Foto: Divulgação.

Ingredientes

Diethyl Toluamide 7,125%, Aqua, Polyacrylic Acid, Steareth-2, Stearyl Alcohol, Glyceryl Stearate, PEG-100 Stearate, Methyl Paraben, Triethanolamine, Aloe Barbadensis Flower Extract, Benzyl Salicylate, Coumarin, Hydroxycitronellal, Limonene, Linalool, Butylphenyl Methylpropional e Parfum.

ANÚNCIO

O ativo principal dessa fórmula é o Diethyl Toluamide, mais conhecido pelo apelido DEET (leia sobre ele aqui). A concentração indicada de 7,125% garante cerca de 2 horas de ação repelente, destacadas no contra-rótulo com os dizeres “A pessoa ficará protegida por 2 (duas) horas, devendo após este período reaplicar o produto, obedecendo ao limite de somente 3 (três) aplicações diárias.

Logo de início já é possível notar que a ausência dos tradicionais ingredientes dos produtos de varejo vaselina, óleo, glicerina e álcool cetoestearílico. Por essa razão, no rótulo vem estampanho “não oleoso”.

Os ingredientes Glyceryl Stearate e PEG-100 Stearate geralmente são comercializados como um blend (mistura) que age como um emulsificante óleo em água, indicado para cremes e loções com álcoois e ácidos graxos. Teoria confirmada pela presença do ingrediente Stearyl Alcohol, um emoliente de cadeia longa e baixa espalhabilidade que confere alta viscosidade às emulsões. O Steareth-2 é um emulsionante não iônico muito utilizado em produtos antitranspirantes; o uso principal dele é como co-emulsionante em emulsões óleo em água.

A dupla Polyacrylic Acid e Triethanolamine finaliza a base do produto. O ácido é um representante da família dos acrilatos (o mais conhecido é o carbômero, leia mais aqui, site em inglês), que após serem neutralizados com uma base assumem a função de espessantes. Aqui na loção, esse espessamento possibilita a obtenção de um produto final viscoso o suficiente para se parecer com um creme, mas fluido e o suficiente para ser uma loção facilmente espalhada na pele.

O conservante da fórmula é o Methyl Paraben. Aloe Barbadensis Flower Extract é o extrato de aloe, que dispensa comentários por ser um antigo e conhecido extrato com ação hidratante. No entanto a função principal desse ingrediente na fórmula é justificar o apelo de rotulagem “com Aloe Vera”. Os ingredientes Benzyl Salicylate, Coumarin, Hydroxycitronellal, Limonene, Linalool, Butylphenyl Methylpropional são todos componentes da fragrância (Parfum).

ANÚNCIO

ANÚNCIO

Comentários estão fechados.