Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester

ANÚNCIO

INCI Name: ACETYL DIPEPTIDE-1 CETYL ESTER
Nome português: Éster cetílico acetil dipeptídeo-1
CAS Number:
Funções: calmante, condicionante de cabelo, condicionante da pele

Estrutura Química

Detalhes

É um dipeptídeo formado por tirosina e arginina com ação calmante para a pele. Diz-se que ele age como um mensageiro de tranquilidade e relaxamento muscular, pois age por meio do estímulo das células nervosas da pele para liberarem metionina-encefalina (met-encefalina), um mensageiro opióide. Assim, esse éster seria capaz de induzir as células da pele a diminuírem respostas químicas a irritações provenientes de calor, ardência ou estresse mecânico.

ANÚNCIO

Também atribui-se a essa molécula a capacidade de prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão devido a suas propriedades de promover relaxamento muscular localizado.

Um estudo comparativo verificou a eficácia calmante das moléculas 4‐T‐Butylcyclohexanol e Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester. A pele foi irritada com capsaicina (ativo presente no pimentão e outras pimentas) e foi avaliada a capacidade de cada molécula em aliviar a sensação de ardência. Ambas moléculas funcionaram, mas 4‐T‐Butylcyclohexanol foi mais eficaz.

Referência:
Schoelermann, A. M., et al. “Comparison of skin calming effects of cosmetic products containing 4‐t‐butylcyclohexanol or acetyl dipeptide‐1 cetyl ester on capsaicin‐induced facial stinging in volunteers with sensitive skin.” Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology 30.S1 (2016): 18-20.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.