INCI Name: ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER
Nome português: Crosspolímero acrilatos/C10-30 alquil acrilato
CAS Number: NA
Funções: Estabilizador de emulsão, Formador de filme e Regulador de viscosidade
Aspecto: Pó branco com leve odor acrílico
Nomes comerciais: Acritamer 20, Acritamer 2020, Carbopol 1342, Carbopol 1382, Carbopol ETD 2020, Carbopol Ultrez 20, Carbopol Ultrez 21, iGel S9, OptaSense G82, Pemulen TR-1, Pemulen EZ-4U,

Estrutura Química

Detalhes

Trata-se de um polímero poliacrilato reticulado hidrofobicamente modificado, projetado para conferir eficientemente propriedades de espessamento, estabilização e suspensão a uma variedade de aplicações em cosméticos. Diferente do Carbomer esse polímero permite o a hidratação e dispersão mais rápida e fácil sem a necessidade de agitação com alto cisalhamento, mas obviamente é necessário misturar os ingredientes da fórmula para se obter um produto final homogêneo. A tomar pelos nomes comerciais mais comuns dessa molécula, esse ingrediente está entre os espessantes mais utilizados no mundo.

Propriedades: Além de um excelente agente suspensor e regulador de viscosidade de produtos aquosos, esse crosspolímero contem em sua longa cadeia monômeros hidrofóbicos que ajudam na estabilização de emulsões, sendo possível até incorporar pequena quantidade de ingredientes oleosos a uma fórmula sem a necessidade de emulsionante. Demaquilantes são os produtos que mais se apropriam dessa característica.
Usos e aplicações: Géis hidrofílicos para cabelo, mãos e corpo; Gel-creme aniônico ou não iônico; Shampoos, Sabonetes líquidos e shower gel; Demaquilantes, Bases líquidas, etc.
Compatibilidade: Compatível com eletrólitos e tensoativos aniônicos e não iônicos. Incompatível com tensoativos catiôncos e condicionantes catiônicos de alta carga catiônica.
Origem: Sintética

Artigo anteriorÁlcool em gel para as mãos – FA0001
Próximo artigoDisodium EDTA
Gustavo Boaventura
Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui