INCI Name: BUTYROSPERMUM PARKII BUTTER
Nome português: Manteiga de Karité
Sinônimos: Manteiga de Butyrospermum parkii
CAS Number: 194043-92-0 / 91080-23-8
Funções: Condicionador da pele, Oclusivo, Regulador de viscosidade
Aspecto: Manteiga pastosa branca a amarelo claro
Solubilidade: Insolúvel em água. Solúvel em álcool, óleo mineral e óleos vegetais.
Ponto de Fusão: 31°C a 38°C
HLB: 8
Nomes comerciais: Cetiol SB 45, Cegesoft SBE, Fancol Shea Butter, Karite CP, iShea Butter, Lipex 205, Lipex Shea, Manteiga de Karité, Plantasens Shea Butter, Refined Shea Butter, Shea Butter QD, Tomasa Shea Butter
Detalhes sobre Butyrospermum Parkii Butter
A manteiga de karité é extraída das sementes da árvore africana Karité por prensagem a frio. É rica em vitamina E e lipídeos insaponificáveis como ácido oleico e ácido esteárico. Óleos e manteigas vegetais são uma escolha premium para produtos para a pele e cabelos secos ou ressecados.
Propriedades: A manteiga de karité (Butyrospermum parkii butter) é obtida pela prensagem a frio das sementes da árvore Karité, originária do continente africano. A manteiga de karité é rica em ácido oleico, ácido esteárico, ésteres triterpênicos do ácido cinâmico e fitoesteróis naturais, que contribuem para ação emoliente e coadjuvante na melhoria da elasticidade da pele, motivo pelo qual é utilizada também em produtos antirrugas. Ela também possui propriedades hidratantes e de regeneração da pele, além de promover alta espalhabilidade às formulações cosméticas.
Aplicações: Loções, Cremes, Fotoprotetores, Produtos pós-sol, Hidratantes faciais e corporais, Manteiga corporal, Pomadas
Usos: 2 a 100 % (pode ser usada pura)
Compatibilidade: Grandes quantidades de álcalis como hidróxido de sódio e hidróxido de potássio podem saponificar gorduras e óleos vegetais.
Origem: Vegetal