INCI Name: cetearyl alcohol
Nome português: álcool cetoestearílico
CAS Number: 67762-27-0; 8005-44-5
Funções: Emoliente, Emulsificante, Estabilizante, Impulsionador de Espuma, Opacificante, Regulador de Viscosidade
Aspecto: Flocos ou pastilhas brancas, odor característico suave.
Ponto de fusão: 55 a 60°C
HLB: 15,5
Estrutura química do álcool cetoestearílico (cetearyl alcohol)
Descrição
O álcool cetoestearílico (cetearyl alcohol) é uma mistura sólida de álcoois alifáticos constituída principalmente por 50 a 70% de álcool estearílico (C18) e 20% a 50% de álcool cetílico (C16). As proporções mais comuns são 30:70, 50:50 e 70:30. A combinação desses dois álcoois consiste de pelo menos 90% do material.
A composição do álcool cetoestearílico (cetearyl alcohol) pode variar dependendo da fonte de obtenção da matéria-prima. Portanto pequenas quantidades de outros álcoois como álcool mirístico (C14) podem estar presentes e comprometer o comportamento das emulsões, com impacto muitas vezes significativo em viscosidade e estabilidade.
Ele é um sólido de cor branca a creme, comercializado na forma de escamas, flocos, grânulos ou pellets. Possui um odor doce característico. Quando aquecido, ele se funde em um líquido límpido, incolor e ligeiramente amarelado.
Usos e aplicações: Emoliente e espessante de fase oleosa, melhorador de viscosidade. Concentração usual 0,5 a 10%. Esta matéria-prima deve ser fundida na fase quente da fórmula. Mais comumente utilizada em condicionadores e outros produtos pós-shampoo, loções, cremes e produtos de maquiagem. Também em produtos sem água como batons e sticks. Em associação com tensoativos, o álcool cetoestearílico (cetearyl alcohol) cosmético pode formar emulsões com microestruturas complexas, tais como cristais líquidos, estruturas lamelares e fases gel.
Compatibilidade: Não aquecer acima de 90°C, pois pode afetar o aspecto final do produto.
Solubilidade: Não é solúvel em água. Parcialmente solúvel em álcool.
Incompatibilidade: o álcool cetoestearílico (cetearyl alcohol) é incompatível com agentes oxidantes fortes e sais metálicos.
Origem: Vegetal. O ingrediente é obtido pela hidrogenação catalítica dos triglicerídeos dos óleos de coco e óleo de palma.