Cetrimonium Chloride

publicado

Cetrimonium chloride, ou cloreto de cetrimônio, é um dos agentes condicionantes catiônicos mais usados em todo o mundo em produtos para os cabelos.

Ficha técnica

INCI Name: CETRIMONIUM CHLORIDE
Nome português: Cloreto de Cetrimônio, Cloreto de cetriltrimetilamônio
CAS Number: 112-02-7
Funções: Antimicrobiano, Antisetático, Conservante, Tensoativo, Emulsionante
Aspecto: Líquido incolor a levemente amarelado.
Solubilidade: Facilmente solúvel em água.
pH: 3,5 a 6,0 (solução a 2%)
Nomes comerciais:

Estrutura Química do Cetrimonium Chloride

Detalhes

A apresentação comercial mais comum contém 29% de substância ativa diluída em água, mas também é vendido em solução alcoólica a 50%. O cetrimonium chloride é produzido a partir da reação de n-hexadecilamina com cloreto de metila na presença de hidróxido de sódio.

Propriedades: Excelente condicionador com propriedades antiestática, anti-frizz e desembaraçante. Possui boa propriedade emulsionante O/A. Especialmente eficaz para amaciar cabelos grossos. Apresenta propriedade antimicrobiana moderada e excelente compatibilidade com tensoativos não-iônicos e catiônicos, bem como com a maioria dos solventes polares.
Usos e aplicações: É utilizado em condicionadores, máscaras, cremes de pentear e outros produtos para os cabelos principal com ação anti-frizz e desembaraçante. Usado de 0,5 a 4% e deve ser adicionado na fase aquosa. Cetrimonium chloride é um dos agentes condicionantes mais utilizados em todo o mundo em produtos para os cabelos. Ele é o sinônimo de quaternário de amônio (que é a classificação dada a toda uma classe de produtos catiônicos).
Compatibilidade: Incompatível com ingredientes aniônicos.
Origem: Sintética.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *