Cetyl Palmitate

publicado

INCI Name: CETYL PALMITATE
Nome português: Palmitato de Cetila
Sinônimos: Cetil Palmitato, Hexadecanoato de hexadecila
CAS Number: 540-10-3
Funções: Condicionador da Pele, Emoliente, Fragrância
Aspecto: Escamas ou grânulos brancos a amarelados
Solubilidade: Não é solúvel em água. Solúvel em álcool etílico, óleo mineral, silicone volátil. Dispersível em propilenoglicol.
Ponto de Fusão: 43°C a 54°C
HLB: 10
Nomes comerciais: Amreps PC, Cester CP, Cetyl Palmitate, Crodamol CP, Cutina CP, Dub PC, Gincol CP, Hallstar 653, iMol CP, Jeechem CP, Massocare CP, Monecol PC, Nikkol N-SP, Oliwax LC Palmester 1400 Cetyl Palmitate, Pelemol CP, Polymol CP, Sabowax CP, Ultrafeel CP, Velsan CP

Continua depois do anúncio

Estrutura Química do Cetyl Palmitate

Detalhes

O palmitato de cetila é o éster obtido pela reação do álcool cetílico com o ácido palmítico e vem sendo cada vez mais utilizado em cosméticos. Este éster sólido é utilizado como espessante para cremes, loções e batons. Também é utilizado como em produtos capilares e como base em cosméticos sólidos (barras).

Propriedades: O palmitato de cetila é o éster obtido pela reação do álcool cetílico com o ácido palmítico. Tem sua origem no espermacete de baleia que era muito utilizado no passado e caiu em desuso durante muitos anos. No entanto, recentemente o palmitato de cetila de origem vegetal vem ganhando popularidade, estando cada vez mais presente em diversos cosméticos do dia a dia. É um emoliente que dá consistência e toque sedoso aos cremes e loções cosméticos para a pele e os cabelos.
Aplicações: Usado em batons, condicionadores, máscaras capilares, cremes de pentear, loções e cremes corporais, hidratantes, sabonetes líquidos cremosos, desodorantes stick e fotoprotetores.
Usos: Concentração usual 0,5 a 10%. Esta matéria-prima deve ser fundida na fase quente da fórmula.
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Origem: Vegetal

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.