Citric acid

publicado

INCI Name: CITRIC ACID
Nome português: ácido cítrico
CAS Number: 77-92-9 / 5949-29-1
Funções: agente tampão, quelante, mascarante
Aspecto: Cristais incolores e translúcidos ou pó cristalino, branco.
Solubilidade: Facilmente solúvel em água.
pH: 2,2 (solução 0,1%) / 1,8 (solução 5%)
Nomes comerciais:

Estrutura Química do Ácido Cítrico (Citric Acid)

Detalhes

O ácido cítrico (citric acid) é um ácido fraco amplamente encontrado em plantas e animais. É um ingrediente natural comum em frutas cítricas como o limão (suco de limão contém cerca de 5 a 8% de ácido cítrico). O ciclo do ácido cítrico é a via em muitos organismos, incluindo humanos, que produz quase dois terços de toda a energia usada pelas células. Sua produção industrial é basicamente por processos de fermentação de carboidratos.

Anúncio

Propriedades:
É um acidulante usado para ajustar o pH dos produtos (deixando-os mais ácidos ou menos alcalinos). Possui leve efeito quelante, auxiliando a ação de antioxidantes e conservantes, além de efeito tamponante (ajuda a manter o pH de 2,5 a 6,5). Em altas concentrações apresenta propriedades típicas de outros alfa-hidroxiácidos (peeling, efeitos anti-rugas).

Usos e aplicações: O ácido cítrico é utilizado em todos os tipos de produtos como cremes, loções, shampoos, shower gel, sabonetes e bombas efervescentes (em associação com bicarbonato de sódio).

Restrições: Concentração máxima 10% calculada na forma ácida em pH maior ou igual a 3,5 (Parecer Técnico nº 7, de 28 de setembro de 2001).

Anúncio

Origem: Vegetal, biofermentação ou sintética.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *