INCI Name: COCAMIDE DEA
Nome português: Dietanolamina Cocamida
Sinônimos: Dietanolamida de Ácidos Graxos, Amida 90, Cocamida Dea
CAS Number: 68603-42-9
Funções: Estabilizante de Emulsão, Regulador de Viscosidade, Tensoativo, Emulsionante, Formador de Espuma, Limpeza
Aspecto: Líquido límpido amarelo
Solubilidade: Solúvel em água
pH: 8,5 a 10,5
Nomes comerciais: Alkalan K 90, Alkolan COD 90, Amid DC 90, Amidet B-112, Cola Mid C, Cola Mine 11CM-MOD, Cola Mine CW-100, Comperlan KD, Galaxy 110, Galaxy 123, Ginamide, Incromide CDEA, Isurf Dea, Micopol CDE-G, Ninol 40-CO, Ninol 49-CE
Estrutura Química da Cocamide Dea
Detalhes
A Dietanolamina Cocamida (Cocamide Dea) é um tensoativo não-iônico capaz de aumentar a formação de espuma em shampoos e sabonetes líquidos, bem como ajudam a estabilizar a espuma. Além disso também são usados para espessar a fase aquosa de cosméticos e produtos de higiene pessoal.
Propriedades: Sua principal propriedade é na estabilização de espuma e estrutura de micelas de shampoos e sabonetes líquidos. Devido a sua característica tensoativa, é usada para solubilizar fragrâncias e óleos usados em shampoos e sabonetes líquidos. Também tem função sobre-engordurante, ajudando a prevenir a sensação de ressecamento causada pela remoção da gordura natural da pele e do cabelo por outros tensoativos. A Cocamide Dea é considerada um ingrediente seguro para uso em cosméticos. Isso caso seja controlada a presença de Dietanolamina livre na matéria-prima. Por ser uma amina secundária, a Dietanolamina é uma fonte potencial para a formação de nitrosaminas. Para saber mais sobre esse assunto, leia a opinião 0462/01 do SCCS (link em inglês).
Aplicações: A Cocamide Dea é utilizada em shampoos, sabonetes líquidos, espumas e géis de banho, sabonetes em barra e tinturas de cabelo.
Usos: Concentração recomendada de 1 a 8%.
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Restrições: Teor máximo de 0,5% de aminas secundárias no produto final. Não usar com sistemas nitrosantes. Teor máximo de aminas secundárias em matérias-primas: 5%. Teor máximo de nitrosaminas: 50 μg/kg.
Origem: Vegetal
Saberia me dizer se há algum shampoo que não leva essa substância, sou alérgica a mesma.
Olá Sonia. Há vários shampoos no mercado que não contêm Cocamide Dea. Os shampoos Semi di Lino, Pantene, Dove e Alta Moda, por exemplo, não contêm.
Oi Gustavo. Soube que essa substância Cocamide Dea/Mea é cancerígena. Terminei um shampoo que tinha esse composto, só fui descobrir agora. Fiquei receosa, pois vi que tenho outros shampoos com esse composto, devo evitar de usar??
Boa tarde Elisa! A molécula Cocamide Dea em si não é cancerígena. O risco de câncer desse ingrediente está no resíduo de amina livre oriundo da produção do ingrediente. Por essa razão, o limite máximo de aminas secundárias na matéria-prima é de 5%. Além disso, a recomendação é não associar o uso desse ingrediente em misturas que favorecem a formação de nitrosaminas e também de não utilizar embalagens que contenham nitritos. Mas se você não se sente segura, então evite o uso de produtos que contenham aminas secundárias presentes nessa lista: https://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details_v2&id=28311
Olá, Gustavo. Gostei muito do post! Estou fazendo um trabalho sobre o Cocamide DEA e quero saber se poderia me enviar as referências que você utilizou de base. Desde já fico agradecida!!
Hola! Saludos desde Argentina! Quisiera preguntarte porque pierde viscocidad el shampoo al equilibrar el Ph en 5,5? Y otra consulta es si este producto, es apto para cosmética natural? Agradezco tu consejo
Geralmente o shampoo tem a melhor viscosidade em pH 5,5. Como Cocamide Dea tem que ter controle rigoroso do teor de dietanolamina livre e de nitrosaminas, de modo geral não é muito utilizado em cosmética natural.