Cocamidopropyl Betaine

publicado

INCI Name: COCAMIDOPROPYL BETAINE
Nome português: Cocamidopropil Betaína, Anfótero betaínico
CAS Number: 61789-40-0
Funções: Antiestático, Limpador, Impulsionador de espuma, Condicionante de cabelo, Tensoativo, Regulador de viscosidade.
Aspecto: Líquido amarelo claro, sem odor ou odor fraco.
pH: 5,0 a 6,0 (solução a 10%)
Solubilidade: Solúvel em água. Facilmente solúvel em água em uma ampla faixa de pH.
Nomes comerciais:

Estrutura Química da Cocamidopropyl Betaine

Detalhes

Cocamidopropil Betaína é um tensoativo anfótero suave derivado do óleo de coco e dimetilaminopropilamina. Por ser um importante estabilizador de espuma, é um ingrediente comum em todos os tipos de produtos para limpeza como sabonete líquido, shampoo e espumas para banho. Recentemente ganhou ainda mais popularidade com os produtos co-wash. A apresentação comercial mais comum é uma solução com 30% de substância ativa.

Propriedades: A Cocamidopropil Betaína é útil para equilibrar espuma e o poder de detergência dos produtos para limpeza da pele e dos cabelos. Ela é mais usada como co-tensoativo compatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos. Também pode ser utilizado como tensoativo primário por ter boa propriedade de limpeza e formação de espuma. Aumenta a viscosidade de sistemas tensoativos aniônicos (como shampoos e sabonetes líquidos). Por ter carga aniônica e catiônica, também possui ação condicionante e antiestática.

Usos e aplicações: Pode ser adicionada às fórmulas tal qual em concentrações de 2 a 40%, conforme viscosidade e espuma desejadas para a fórmula. É mais usada em body washes, xampus, banhos de espuma, loções de limpeza, cremes, sabonetes para as mãos, produtos para bebês, condicionadores de cabelo e condicionadores co-wash.

Compatibilidade: Compatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos.

Origem: Vegetal (semi-sintético).

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *