Cocamidopropyl Betaine

publicado

INCI Name: COCAMIDOPROPYL BETAINE
Nome português: Cocoamidopropilbetaína
Sinônimos: Anfótero betaínico
CAS Number: 61789-40-0 / 70851-07-9 / 83138-08-3 / 97862-59-4 / 86438-79
Funções: Agente de limpeza, Antiestático, Condicionante da Pele, Condicionante de Cabelo, Regulador de Viscosidade, Impulsionador de espuma, Tensoativo
Aspecto: Líquido incolor a levemente amarelado
Solubilidade: Solúvel em água. Facilmente solúvel em água em uma ampla faixa de pH.
pH: 5,0 a 8,0 (solução a 10%)
Nomes comerciais: Alkolan CP 30, Amphosol CG, Amphosol CG-50, Amphosol HCG, Betadet HR-50K, Betaion CAPB, Chembetaine CAD, ColaTeric COAB, ColaTeric SP, Dehyton PK 45, Empigen BS, Galaxy CAPB DC, Ginamide B, Isurf Betaine, Lexaine C, Mackam CAB 818, Mitaine CA, TC-CAB 35, Tego Betain CK KB 5

Continua depois do anúncio

Estrutura Química da Cocamidopropyl Betaine

Detalhes

A Cocamidopropil Betaína é um tensoativo anfótero suave derivado do óleo de coco que ganhou ainda mais popularidade recentemente com os produtos co-wash. Também é um ingrediente que diminui a irritação das fórmulas de shampoos e sabonetes líquidos.

Propriedades: A Cocamidopropil Betaína é um tensoativo anfótero derivado do óleo de coco e dimetilpropilamina, utilizado para equilibrar a espuma e o poder de detergência dos produtos para limpeza da pele e dos cabelos. Ela é mais usada como co-tensoativo, mas também pode ser o tensoativo primário por ter boa propriedade de limpeza e formação de espuma. Aumenta a viscosidade de sistemas tensoativos aniônicos (como shampoos e sabonetes líquidos). Por ter carga aniônica e catiônica, também possui ação condicionante e antiestática. A apresentação comercial mais comum é uma solução com 30% de substância ativa.
Aplicações: Ela é mais usada como co-tensoativo, mas também pode ser o tensoativo primário por ter boa propriedade de limpeza e formação de espuma. Aumenta a viscosidade de sistemas tensoativos aniônicos (como shampoos e sabonetes líquidos). Por ter carga aniônica e catiônica, também possui ação condicionante e antiestática.
Usos: Uso recomendado de 2 a 40% dependendo da espuma e do poder de limpeza desejados.
Compatibilidade: Compatível com tensoativos aniônicos, catiônicos e não-iônicos.
Origem: Vegetal

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.