ANÚNCIO

INCI Name: GLYCERIN
Nome português: Glicerina; Glicerol
CAS Number: 56-81-5
Funções: Desnaturante, Condicionante de cabelo, Umectante, Cuidado oral, Perfume, Protetor da pele, Regulador de viscosidade
Aspecto: Líquido límpido inodoro levemente viscoso de sabor doce.
Solubilidade: Solúvel em água. Ligeiramente solúvel em acetona. Praticamente insolúvel em óleos fixos e óleos essenciais.
Ponto de fusão: 18°C

Estrutura Química da Glicerina (Glycerin)

fórmula química da glicerina (glycerin)

Detalhes:

Glicerina (Glycerin) é o álcool 1,2,3-Propanotriol de aspecto líquido límpido, incolor e altamente higroscópico. Ela está presente em todas as gorduras naturais, na forma de triglicerídeo. É o subproduto natural das reações de saponificação (quando se formam os sabões).

Propriedades: A glicerina é um umectante eficaz e hidratante que atrai a água para o espaço intercelular da pele. É um bom solvente para vários ingredientes insolúveis em água e possui também propriedade lubrificante. Por ser untuosa ao toque, a glicerina (glycerin) pode deixar os produtos com aspecto gorduroso e toque desagradável se utilizada em excesso.
Usos e aplicações: O uso mais comum varia de 2 a 5% em todo tipo de fórmula, principalmente emulsões, mas há produtos para os cabelos com até 60% de glicerina. Todos os tipos de produtos de cuidados da pele, produtos para os cabelos, maquiagem, sabonetes em barra. É ingrediente essencial para fórmulas que desidratam com o tempo, como álcool gel e sabonetes em barra, por exemplo.
Origem: Vegetal ou animal.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
Artigo anteriorZinc PCA
Próximo artigoLoção Hidratante com Óleo de Côco – FC0004
Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.