Glycerin

publicado

INCI Name: GLYCERIN
Nome português: Glicerol
Sinônimos: Glicerina
CAS Number: 56-81-5
Funções: Condicionador da Pele, Condicionador de Cabelo, Cuidado Oral, Denaturante, Perfumante, Protetor da Pele, Regulador de Viscosidade, Solvente, Umectante
Aspecto: Líquido límpido inodoro levemente viscoso de sabor doce.
Solubilidade: Solúvel em água.
Ponto de Fusão: 18°C
Nomes comerciais: Glicerina, Glicerina Vegetal, Glicerina USP, Glycerin USP, Refined Glycerin, Glycereco,

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Estrutura Química da Glicerina (Glycerin)

Detalhes

Glicerina é um álcool poli-hídrico natural utilizado principalmente como umectante nas mais diversas fórmulas de cosméticos.

Propriedades: A Glicerina é um álcool de açúcar poli-hídrico presente em todas as gorduras naturais, óleos e fosfolipídios. A glicerina é um umectante eficaz e hidratante que atrai a água para o espaço intercelular da pele. É um bom solvente para vários ingredientes insolúveis em água e possui também propriedade lubrificante.
Aplicações: Todos os tipos de produtos de cuidados da pele, produtos para os cabelos, maquiagem, sabonetes em barra. É ingrediente essencial para fórmulas que desidratam com o tempo, como álcool gel e sabonetes em barra, por exemplo.
Usos: O uso mais comum varia de 1 a 5% em todo tipo de fórmula, principalmente emulsões, mas há produtos para os cabelos com até 60% de glicerina.
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Origem: Vegetal

O que significa Glicerina USP?

A glicerina USP é um produto que atende às especificações da farmacopéia dos Estados Unidos, USP (United States Pharmacopeia), sendo portanto adequada para uso em cosméticos, medicamentos, alimentos e bebidas. A glicerina USP é isenta de resíduos de dietilenoglicol e etilenoglicol.

Clique aqui para fazer download da monografia da Glicerina USP (em inglês).

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.