INCI Name: GLYCERYL STEARATE SE
Nome português: Monoestearato de Glicerila AE
CAS Number: 11099-07-3
Funções: Emulsionante
Aspecto: Flocos sólidos ou esferas brancos ou off-white.
Ponto de fusão: 55 a 60°C
HLB: 2.8
Nomes comerciais: Aetty Meg AE VS, Cerasynt Q, Cithrol GMS S/E, Cutina GMS-SE, IMWITOR 960 K, Lexemul T MB, SustOleo GMS-SE, Tegin Pellets MB

Estrutura química

Descrição

Glyceryl Stearate SE, ou monoestearato de glicerila AE, é uma cera autoemulsionante de origem vegetal indicado para produtos de cuidado pessoal em virtude de sua ação como emulsificante O/A para compostos apolares. O monoestearato de glicerila AE é o monoéster de glicerina e ácido esteárico cuja característica auto-emulsionante se deve à uma pequena quantidade de estearato de potássio.

Propriedades: Emulsifica água e fase óleo. É amplamente utilizado em uma variedade de diferentes formulações cosméticas. Também pode ser usado como co-emulsionante e espessante de fase oleosa, além de melhorar a qualidade da espuma em shampoos e sabonetes líquidos.

Usos e aplicações: Adicionar à fase óleo das fórmulas, com aquecimento em torno de 60°C. Percentual de uso de 1 a 10% em cremes hidratantes, loções, unguentos, antitranspirantes e protetores solares.

Compatibilidade: Compatível com tensoativos aniônicos, anfóteros, não-iônicos e aminas óxidas.

Origem: Ingrediente de origem natural, obtido de fontes vegetais.

Artigo anteriorAcrylates Copolymer
Próximo artigoAqua
Gustavo Boaventura
Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.