Hydroxyethyl Urea

publicado

INCI Name: HYDROXYETHYL UREA
Nome português: Hidroxietil Ureia
CAS Number: 1320-51-0
Funções: Condicionador da Pele, Condicionador de Cabelo, Umectante
Aspecto: Líquido límpido, incolor a levemente amarelado
Solubilidade: Solúvel em água
pH: 6,0 – 8,5
Nomes comerciais: Hydrovance, iMoist HU 50

Estrutura Química do Hydroxyethyl Urea

Estrutura química da hidroxietil ureia (Hydroxyethyl Urea).

Detalhes

A Hidroxietil Ureia (Hydroxyethyl Urea) é um agente hidratante que proporciona hidratação eficaz comparável a glicerina e pantenol, com a vantagem de não ser pegajosa. Ela proporciona excelente hidratação, aumenta a elasticidade da pele e melhora as propriedades sensoriais dos produtos. Além disso, a hidroxietil ureia (hydroxyethyl urea) apresenta compatibilidade com a maioria das matérias-primas cosméticas e estabilidade em uma ampla faixa de pH.

Anúncio

Propriedades: A hidroxietil ureia (Hydroxyethyl Urea) é um umectante derivado da ureia que entrega resultados comparáveis à glicerina como hidratação e melhora na elasticidade cutânea, sem deixar o produto pegajoso. Apresenta hidratação prolongada, sendo indicada para prevenir o ressecamento da pele em ambientes de baixa umidade. Ela promove brilho e não deixa residual pegajoso na pele. Para evitar aumento no pH durante o tempo de vida do produto, recomenda-se utilizar sistemas estabilizantes como ésteres de baixo peso molecular como citrato de trietila (triethyl citrate) ou sistemas tamponantes com lactatos ou fosfatos.
Aplicações: Indicado para cremes e loções hidratantes para rosto, corpo, mãos e pés; produtos para melhorar a elasticidade da pele, produtos para o banho, limpadores faciais, maquiagens, depilatórios, antitranspirantes e desodorantes, fixadores capilares, shampoos, condicionadores e máscaras capilares.
Usos: Concentração recomendada de 1 a 20%
Compatibilidade: A Hidroxietil Ureia é mais estável se for aplicada em fórmulas com pH de 5 a 8.
Restrições: Ao contrário da ureia (Urea), não há restrições para a hidroxietil ureia (Hydroxyethyl Urea).
Origem: Natural

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.