Hydroxypropyl Starch Phosphate

publicado

INCI Name: HYDROXYPROPYL STARCH PHOSPHATE
Nome português: Fosfato de Amido Hidroxipropílico
Sinônimos: Amido modificado
CAS Number: 53124-00-8 / 39346-84-4 / 113894-92-1
Funções: Agente de Volume, Regulador de Viscosidade
Aspecto: Pó branco a esbranquiçado de fácil escoamento
Solubilidade: Facilmente dispersível em água
pH: 4,8 a 7,2
Nomes comerciais: Agenajel 20.313, Agenajel 20.383, StarDesign Care, StarDesign Power, Structure HVS, Structure XL, Structure 2143

Continua depois do anúncio

Estrutura Química

Detalhes

O amido modificado é um ingrediente versátil capaz de modificar a textura e ajudar a estabilizar os mais diversos tipos de emulsões cosméticas. Ele agrega corpo à formulação e deixa uma sensação macia e leve na pele e nos cabelos.

Propriedades: “O Hydroxypropyl Starch Phosphate é um amido modificado pré-gelatinizado modificador de reologia capaz de estabilizar os mais diversos tipos de emulsões. Ele traz corpo para a formulação, além de condicionamento e afterfeel para a pele e cabelos. É facilmente dispersível em água e estável em ampla faixa de temperatura (de -30°C a 50°C), pode ser adicionado em qualquer etapa do processo de fabricação, tanto na fase aquosa quanto na fase oleosa.
Seu caráter não-iônico e ampla compatibilidade, fazem desse amido modificado uma matéria-prima versátil para formular produtos em diferentes faixas de pH, inclusive pHs extremamente ácidos.”
Aplicações: Formulações com alfahidroxiácidos (AHA), Antitranspirantes, Cremes e loções não-iônicas, Cremes e loções catiônicas, Sabonete líquido, Shampoos, Condicionadores, Leave-in, Géis, Cremes de barbear, Fotoprotetores, etc.
Usos: Uso mais comum: 1 a 2% em emulsões, mas dispersões simples em água a 4% ou 5% também são estáveis.
Compatibilidade: Compatível com a maioria das matérias-primas cosméticas como catiônicos, aniônicos, óleos, emolientes, silicones, filtro UV e AHA). Estável na presença de até 20% de eletrólitos.
Origem: Vegetal

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.