INCI Name: PARAFFINUM LIQUIDUM (MINERAL OIL)
Nome português: Óleo mineral
CAS Number: 8012-95-1; 8042-47-5
Funções: Antiestático, Emoliente, Protetor da pele, Solvente
Aspecto: Liquido transparente oleoso

Descrição

É um óleo mineral de petróleo altamente refinado, constituído pela combinação de hidrocarbonetos obtidos pelo tratamento intensivo de uma fração de petróleo com ácido sulfúrico, hidrogenação ou uma combinação de ambos. Consiste de hidrocarbonetos saturados de cadeia longa predominantemente entre 15 e 50 átomos de carbono.

Propriedades

O óleo mineral é um emoliente eficaz com excelente sensorial na pele e cabelos. Adequado para todos os tipos de produtos cosméticos, de cuidados com a pele, cuidados com o sol, produtos de banho, cuidados com o cabelo e cosméticos coloridos. Não possui incompatibilidades conhecidas. O óleo mineral não induz ou promove acne, não é comedogênico.

Usos e aplicações

Pode ser adicionado à fase oleosa de 1 a 100% em diversas preparações cosméticas como produtos para cuidados da pele (skin care), cuidados com o cabelo (hair care), fotoprotetores e produtos de cuidados com o sol (sun care), além de maquiagens e cosméticos coloridos (color cosmetics and make up).

Origem

Ingrediente de origem natural, obtido a partir do petróleo. Não possui origem animal.

Artigo anteriorHydroxyethylcellulose
Próximo artigoPolyquaternium-7
Gustavo Boaventura
Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.