INCI Name: SODIUM HYALURONATE
Nome português: Hialuronato de Sódio
Sinônimos: Ácido hialurônico, sal do ácido hialurônico
CAS Number: 9067-32-7
Funções: CONDICIONADOR DA PELE, UMECTANTE
Aspecto: Líquido incolor
Solubilidade: Solúvel em água
Peso molecular: 0,85M a 1,6M Da
pH: 5,5 a 7,5
Estrutura Química do Sodium Hyaluronate
Detalhes
O hialuronato de sódio é o sal do ácido hialurônicos mais utilizado em diversos tipos de cosméticos. Este ingrediente vem ganhando popularidade devido a sua ação de umectação da pele e efeito de preenchimento de rugas e sulcos na pele, especialmente na região dos olhos, nariz e lábios.
Propriedades: O ácido hialurônicos é um importante biopolímero presente naturalmente no organismo humano, cuja função principal é atuar como lubrificante nas articulações. Cerca de 56% de todo o ácido hialurônico presente no corpo humano está na pele.
Aplicações: Indicado para produtos para geis, loções e tônicos para a pele; shampoos, condicionadores, geis e máscaras para os cabelos. Também para produtos multifuncionais como fotoprotetores e tratamentos para peles sensíveis.
Usos: Concentração recomendada de 1 a 5%.
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Restrições: 0
Origem: Natural
Qual diferença entre o baixo peso molecular e alto peso molecular do ácido hialurônico?
O ácido hialurônico desempenha um importante papel na renovação celular, recuperação de tecidos, hidratação, troca de nutrientes e proteção contra danos causados por radicais livres. Devido a alta carga iônica do seu sal hialuronato, essa molécula é capaz de segurar uma grande quantidade de água, podendo chegar de mil a 10 mil vezes.
Um indivíduo de 70Kg possui aproximadamente 15g de ácido hialurônico, sendo 50% deles ligado às células da pele. A água ligada ao ácido hialurônico na derme e epiderme é fundamental para a hidratação da pele.
Muitos cosméticos para a pele utilizam combinações de ácido hialurônico de alto peso molecular e baixo peso molecular para promover a hidratação da pele. O ácido hialurônico de baixo pelo molecular (abaixo de 1M Da) tem mais ação pró-inflamatória. Já o ácido hialurônico de alto peso molecular (acima de 1M Da) é mais eficaz na melhoria da superfície da pele, pois não pode penetrar na derme.
Fonte: WIDGEROW, A. D. et al. Designing topical hyaluronic acid technology – size does matter. J Cosmet Dermatol. (2022):21,p.2865–2870.