Sodium Hyaluronate

publicado

INCI Name: SODIUM HYALURONATE
Nome português: Hialuronato de Sódio
Sinônimos: Ácido hialurônico, sal do ácido hialurônico
CAS Number: 9067-32-7
Funções: CONDICIONADOR DA PELE, UMECTANTE
Aspecto: Líquido incolor
Solubilidade: Solúvel em água
Peso molecular: 0,85M a 1,6M Da
pH: 5,5 a 7,5

Estrutura Química do Sodium Hyaluronate

Estrutura química do Hialuronato de Sódio (Sodium Hyaluronate).

Detalhes

O hialuronato de sódio é o sal do ácido hialurônicos mais utilizado em diversos tipos de cosméticos. Este ingrediente vem ganhando popularidade devido a sua ação de umectação da pele e efeito de preenchimento de rugas e sulcos na pele, especialmente na região dos olhos, nariz e lábios.

Propriedades: O ácido hialurônicos é um importante biopolímero presente naturalmente no organismo humano, cuja função principal é atuar como lubrificante nas articulações. Cerca de 56% de todo o ácido hialurônico presente no corpo humano está na pele.
Aplicações: Indicado para produtos para geis, loções e tônicos para a pele; shampoos, condicionadores, geis e máscaras para os cabelos. Também para produtos multifuncionais como fotoprotetores e tratamentos para peles sensíveis.
Usos: Concentração recomendada de 1 a 5%.
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Restrições: 0
Origem: Natural

Anúncio

Qual diferença entre o baixo peso molecular e alto peso molecular do ácido hialurônico?

O ácido hialurônico desempenha um importante papel na renovação celular, recuperação de tecidos, hidratação, troca de nutrientes e proteção contra danos causados por radicais livres. Devido a alta carga iônica do seu sal hialuronato, essa molécula é capaz de segurar uma grande quantidade de água, podendo chegar de mil a 10 mil vezes.

Um indivíduo de 70Kg possui aproximadamente 15g de ácido hialurônico, sendo 50% deles ligado às células da pele. A água ligada ao ácido hialurônico na derme e epiderme é fundamental para a hidratação da pele.

Muitos cosméticos para a pele utilizam combinações de ácido hialurônico de alto peso molecular e baixo peso molecular para promover a hidratação da pele. O ácido hialurônico de baixo pelo molecular (abaixo de 1M Da) tem mais ação pró-inflamatória. Já o ácido hialurônico de alto peso molecular (acima de 1M Da) é mais eficaz na melhoria da superfície da pele, pois não pode penetrar na derme.

Anúncio

Fonte: WIDGEROW, A. D. et al. Designing topical hyaluronic acid technology – size does matter. J Cosmet Dermatol. (2022):21,p.2865–2870.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *