INCI Name: TRIETHYL CITRATE
Nome português: Citrato de Trietila
Sinônimos: TEC, Trietil Citrato,
CAS Number: 77-93-0
Funções: Fragrância, Odorizante, Plastificante
Aspecto: Líquido oleoso incolor límpido
Solubilidade: Insolúvel em água, óleo mineral, ciclopentasiloxano, dimeticone e isododecano. Miscível com propilenoglicol, etanol e óleo de rícino.
Nomes comerciais: Citrofol AI, Deotec, Dermofeel TEC, Pelemol TEC, Triethyl Citrate (TEC)
Estrutura Química do Triethyl Citrate
Detalhes
O Citrato de Trietila (Triethyl Citrate) é o triester formado a partir da esterificação do ácido cítrico e etanol. Em produtos para a pele, ele proporciona a sensação de efeito almofada e sedosidade única similar a silicones. É um éster 100% vegetal usado em perfumes, cremes, loções, maquiagens, fixadores de cabelo e desodorantes. Ele promove hidratação devido a ação semi-oclusiva na pele, além de fazer liberação prolongada de um alfa-hidroxiácido (ácido cítrico).
Propriedades: O Citrato de Trietila (Triethyl Citrate) é o éster obtido a partir do alfa-hidróxiácido ácido cítrico. Como ele tem a propriedade de inibir a decomposição enzimática do suor, é um excelente ativo natural para desodorantes, pois inibe a formação do mau odor. Por sua característica oleosa, ele é considerado um bom solvente para fragrâncias, ajudando a aumentar a durabilidade de perfumes e deocolônicas. É um bom dispersante para filtros UV orgânicos e micas. Também pode ser usado como plastificante em esmaltes e produtos aerossol.
Aplicações: Indicado para desodorantes, perfumes, deocolônicas, produtos para o rosto, cabelos e corpo, maquiagem.
Usos: Concentração recomendada de 1 a 5%.
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Origem: Vegetal
Ação desodorante do Citrato de Trietila (Triethyl Citrate)
Para evitar a formação do mau odor corporal (popularmente chamado de cc ou cheiro de corpo), uma das estratégias é impedir que as bactérias do microbioma cutâneo decomponham o suor.
A regulação do pH da pele, inibe a atividade da enzima esterase que é a grande responsável pela decomposição do suor pelas bactérias Gram-positivas em subprodutos com odor desagradável. É exatamente esse o mecanismo de ação desodorante do citrato de trietila, que ao ser hidrolisado pela enzima esterase, forma etanol e ácido cítrico que mantêm o pH da pele baixo, reduzindo a degradaçao do suor. A função tampão natural da pele, lentamente neutraliza o grupo ácido e eleva novamente o pH, reativando as enzimas, sem danos à pele ou desequilíbrio do microbioma cutâneo.
Uma vantagem do Citrato de Trietila é que ele não é bacteriostático ou bactericida, então não vai afetar negativamente o microbioma cutâneo, ajudando a manter o equilíbrio na região e reduzindo riscos de reações alérgicas.
Dessa forma, o citrato de trietila (Triethyl Citrate) pode ser considerado um ativo desodorante eficaz e seguro, pois
- não interfere nos processos biológicos naturais da pele;
- não bloqueia o suor (não é um agente antitranspirante);
- não acumula na pele mesmo com uso diário;
- é seguro mesmo em casos de suor excessivo;
- apresenta boa interação com outros ingredientes cosméticos.