Como memórias e emoções podem revelar seu cheiro preferido

ANÚNCIO

A preferência por um cheiro é uma questão pessoal. Mas por que gostamos mais de uma fragrância do que outra? Por causa de nossas memórias associamos um cheiro a uma determinada situação que já vivemos, sejam elas boas ou ruins.

Outro fator que nos leva a gostar de determinados perfumes é a facilidade de reconhecer sua essência. Experiências relatam que, geralmente, gostamos mais daquilo que conhecemos, e damos preferências a cheiros que conseguimos identificar, como a baunilha por exemplo, presente em várias fragrâncias. Por ser de fácil identificação, é uma fragrância fácil de agradar.

O cheiro também está muito relacionado ao humor e sentimentos. Cheiro de grama molhada, de perfume de bebê, de café passado na hora são aromas e odores que causam um intenso efeito em nossa memória, humor, energia e até na libido. Nosso cérebro armazena memórias olfativas e hoje, depois de muitas pesquisas, sabemos que nossos sentimentos são mais influenciados pelo olfato do que se pensava.

E a Takasago é líder global nesse segmento com a plataforma EMOTIONS®, que mapeia as emoções geradas por fragrâncias, por meio de diferentes tecnologias que estudam as respostas do cérebro em relação aos cheiros.

Através da neurociência, a Takasago estuda os efeitos do perfume na fisiologia e psicologia humana. “Esses métodos desenvolvidos pela Takasago permanecem robustos e com capacidade única. Pela neurociência, medimos as respostas da atividade cerebral relativas aos perfumes, e também a exploração de respostas emocionais e fisiológicas às fragrâncias”, explica o gerente de pesquisas e desenvolvimento da Takasago, Márcio Cragel.

ANÚNCIO

Plataforma Emotions da Takasago define preferência olfativa pela memória emotiva

Saiba mais: Comportamentos e Emoções provocadas por fragrâncias

Um dos sentidos mais estudados nas últimas duas décadas, conquistando resultados muito interessantes, é o olfato. Assim, as sensações que diferentes aromas originam e as reações provocadas nas pessoas, ficaram claras após diversos e diferentes experimentos e pesquisas.

A Takasago é piorneira no estudo da relação entre aromas e emoções, iniciado nos anos 80 no Japão. Por meio da aromacologia, a companhia vem desenvolvendo combinações únicas de materiais testados para enfrentar as constantes pressões do mundo moderno, proporcionando soluções através das fragrâncias.

Para promover o relaxamento ou provocar mais energia, através da técnica do eletroencefalograma, foi desenvolvida a tecnologia CNV (Contigent Negative Variation) que mede os efeitos energizantes e relaxantes dos ingredientes das fragrâncias no cérebro.

ANÚNCIO

“Desenvolvemos métodos que beneficiam as fragrâncias, estabelecendo uma forte conexão com materiais comprovados que ajudam a relaxar ou estimular. Desta forma, conseguimos analisar a resposta, em um curto espaço de tempo, do cérebro em relação a uma fragrância, se ela é relaxante ou estimulante, por exemplo”, explica Cragel.

Como podemos ver, o poder do olfato vai muito além do que se imagina. Recentemente, pesquisadores descobriram que a expectativa sobre um odor já melhora nosso humor e nossa saúde. É claro que o efeito é muito maior quando sentimos as fragrâncias. Isso já é um grande passo para melhorarmos nosso dia a dia, tornando-o mais leve e a vida mais feliz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.