Que venha 2017

ANÚNCIO

Nesse ano de 2016, o Cosmética em Foco passou por diversas mudanças planejadas e estudadas nos últimos anos. Buscamos rever o modo como fazemos as coisas, ou como gostam de falar no meio corporativo: reinventamos nossos processos internos. Não foi simples, não foi fácil, não foi rápido, tampouco foi perfeito. O importante é que arriscamos e aprendemos muito nesses últimos 12 meses.

É preciso se adaptar às condições ambientais.
Foto: TeddyBear[Picnic]/FreeDigitalPhotos.netComo não é novidade para ninguém, toda nossa equipe se dedica em tempo integral a outra atividade na área cosmética, seja na área de pesquisa acadêmica, na indústria ou na cadeia de suprimentos desse importante segmento de mercado que não está acostumado a sofrer impacto de crises econômicas.

“Em momentos de crise as pessoas compram mais batons”, dizem alguns que acreditam cegamente na teoria do batom vermelho. O fato é que em momentos de crise os consumidores também se reinventam… e não podemos olhar para os consumidores como se eles estivessem lá do outro lado do horizonte. Nós somos consumidores! Nós fizemos escolhas importantes nesse ano. Substituímos produtos de custo mais elevado por alternativas em custos acessíveis ou até mesmo dispensamos o seu uso. Os mais curiosos, como eu sou, experimentamos novas marcas e nos surpreendemos que aquela opção mais baratinha não é tão ruim – ou ainda que outras eram realmente muito ruins e precisavam investir em mais qualidade, não apenas em um rótulo bonito. Sejamos sinceros: quantas decisões importantes foram tomadas em seu núcleo familiar no âmbito financeiro em 2016? Por que isso seria diferente com os seus clientes?

Mas não podemos ser pessimistas porque grandes oportunidades aparecem em momentos de crise! Dizem que uma das razões do sucesso da marca Phytoervas nos anos 1990 foi justamente um período de crise. Como já foi dito, em momentos como esse, os consumidores estão mais abertos a experimentar novas marcas. Isso não é positivo? Não é importante para a economia que haja estímulo para o crescimento de outras empresas? Ao contrário do que a maioria dos profissionais da nossa área tende a acreditar: há espaço para todos. O sol não ilumina uma única praia no verão. Ele também leva luz e calor às praias e ilhas desertas e pouco frequentadas do mesmo jeito que sua radiação aquece a pele dos milhões que se espremem em singelos 0,9 metros quadrados nas praias mais badaladas. Se as pessoas compram menos calçados, reaproveitam mais os que já possuem e isso é uma oportunidade para os sapateiros. Várias pessoas deixaram seus carros mais tempo na garagem, algumas optaram pelo transporte coletivo, outras preferiram as bicicletas e outras se juntaram em caronas.  No nosso setor, a queda no setor de serviços se tornou uma oportunidade para marcas que cuja proposta é o tratamento com resultado similar ao realizado em salões e SPAs, feitos em casa pelos consumidores.

Então, crises trazem consigo oportunidades e um grande estímulo (carregado de muita pressão) à inovação. Reinventar-se. Estranhar o cotidiano. Pensar dentro da caixa. Otimizar o uso dos recursos disponíveis.

ANÚNCIO

Foi exatamente isso o que fizemos em 2016 no Cosmética em Foco. Nós nos reinventamos. Pensamos dentro da caixa, não fomos buscar lá fora o que já temos aqui dentro. Em nossas horas de dedicação ao site (lembra que já nos dedicamos cerca de 8 horas diárias a outras atividades), buscamos otimizar nossos recursos e processos para oferecer um novo site, explorar outros assuntos, sem perder a nossa essência. Foi muito satisfatório ouvir durante esse ano comentários como: “onde vocês estavam que só conheci vocês esse ano?” ou “vocês abordam os temas o grau de profundidade técnica ideal que acrescenta a quem tem experiência e não exclui quem está começando na área”, dentre muitos outros. Nesse ano em que comemoramos 9 anos de conteúdo, o saldo foi muito positivo.

 

O que podemos esperar de 2017? O mesmo que você: tudo! Um novo ano que vem repleto de novas oportunidades, novos conteúdos e muitas novidades para comemorarmos os 10 anos de Cosmética em Foco! Estaremos juntos aqui mais uma vez, enxergando oportunidades onde a maioria enxerga motivos para reclamar e razões para justificar os erros inerentes ao processo. O próximo ano não promete ser fácil e nem melhor que 2016 no âmbito político-econômico, mas uma coisa é certa: sobrevivem os mais adaptáveis, não necessariamente os melhores.

Faremos nossa habitual pausa durante o mês de janeiro para planejamento e retomamos as atividades em fevereiro de 2017! Sugira assuntos, envie suas dúvidas, nós gostamos de pesquisar. Vem com a gente! Boas festas e feliz ano novo.

Comentários estão fechados.