Início » Publicações » Mercado » Terceirização de cosméticos movimenta o setor

Terceirização de cosméticos movimenta o setor

ANÚNCIO

O mercado cosmético visa sempre entregar as melhores e mais inovadoras opções de produtos aos seus consumidores que, a cada dia, estão ávidos por novidades. Para alcançar esse resultado e realizar a entrega de forma impecável, algumas companhias optam por adotar um estilo de trabalho que, além de tudo, também contribui na competitividade da empresa dentro do segmento: a terceirização de cosméticos.

A terceirização pode ser realizada parcial ou total e engloba desde a escolha de insumos até a embalagem. Uma das empresas que oferece esse serviço no país é a Lipson, que acredita na terceirização como uma maneira de gerar economia em vários pontos. A empresa realiza todo o processo de seleção e contratação dos colaboradores, lida com a burocracia e trâmites jurídicos e é responsável pelo treinamento e especialização dos funcionários para a excelência nos serviços prestados.

Terceirização de cosméticos na FCE Cosmetique
Foto: FCE Cosmetique.

“A terceirização pode ser vista como uma solução para as empresas, desde um atendimento spot ou com produções contínuas, principalmente quando o cliente é especializado em algum produto muito específico”, explica Regina Rodrigues, diretora da Lipson. A empresa possui, aproximadamente, 80 clientes em seu portfólio e atua neste segmento há quase 30 anos, estando apta a realizar todas as etapas do processo de produção. Regina também afirma que o cenário brasileiro de terceirização de cosméticos está bem alinhado com os mais avançados procedimentos adotados ao redor do mundo.

Como as empresas de terceirização compram a matéria-prima em grande quantidade, devido ao alto número de clientes que irão utilizar o mesmo material – não havendo desperdício, isto faz com os que custos de produção sejam reduzidos. “Uma outra vantagem, que pode ser interessante economicamente, é que gastos como 13º salário, férias, horas extras, benefícios, uniformes e outros materiais dos colaboradores que realizarão os serviços já são incluídos no valor cobrado anualmente ou mensalmente pela empresa contratante”, acrescenta a diretora da Lipson.

Uma marca que decidiu apostar na contratação destes serviços foi a Payot, que desde o início deste ano escolheu reduzir os custos da produção e redirecionar esse investimento em marketing e vendas. “Iniciamos o trabalho fazendo um contrato de industrialização com os terceiristas, ou seja, eles entram com a mão de obra e matérias-primas e nós com as embalagens. Neste momento optamos pelo fechamento de nossa fábrica e a mudança para um contrato full service, onde o terceirista compra tudo que precisa para fabricar o produto”, argumenta Antônio Celso, diretor técnico industrial da Payot.

Celso pontua que a empresa que decide terceirizar sua produção dependerá de alguns fatores para enxergar o retorno economicamente. O principal deles é o aumento nas vendas, seja pela redução de custo do produto ou das ações de marketing. “Com o aumento da escala de vendas/produção existe uma redução no preço do produto junto ao terceirista. Nossa meta é, na pior das hipóteses, empatar o preço, o que já é um grande ganho considerando que não temos mais custo fixo de fábrica, que iria para o custo do produto”, complementa.

Vale ressaltar a importância de realizar um bom trabalho de cotação nos diversos terceiristas existentes, pois isso pode gerar a entrega de um produto final mais competitivo ao consumidor. No caso da Payot, ainda é cedo para mensurar os resultados, mas a empresa afirma que já percebe pontos positivos e alerta para a escolha de um terceirista de confiança e com boa reputação no mercado para não acontecer problemas como falta de produtos ou perda de vendas.

A terceirização de cosméticos também possibilita produtos personalizados.
Foto: FCE Cosmetique.

Novas empresas investem no setor
O mercado de terceirização de cosméticos passou a ser um viés muito interessante para empresas que até já estavam no ramo, mas com outras especializações. A Almapal, que possui experiência de 30 anos na terceirização farmacêutica, decidiu investir, neste ano, em uma área para terceirização cosmética, aprovada pelos órgãos competentes a fim de atender à crescente demanda do mercado.

“Oferecemos este serviço prezando a qualidade e o atendimento ao cliente que sempre marcaram e foram o diferencial da Almapal. Buscamos parceiros de negócios, e não apenas clientes. Também decidimos investir nessa área, pois é um mercado em constante crescimento. Mesmo durante a crise, o setor cosmético vende, talvez as pessoas não comprem as mesmas marcas, mas não deixam de comprar seus cosméticos”, comenta Mariela Palacios, diretora da Almapal.

A empresa destaca que realiza todas as etapas da terceirização, logo o cliente que deseja focar seu tempo e investimento apenas no canal de vendas pode escolher o full service ou quem deseja escolher apenas alguns serviços, pode optar apenas por industrialização recebendo fórmula, insumos ou embalagem do cliente. “Estamos dispostos a atender a demanda de cada cliente, estudando o melhor formato para cada um. Contamos com um laboratório de desenvolvimento para criar ou ajustar fórmulas e novos produtos. Oferecemos suporte para a criação da marca, da linha de produtos, escolha de embalagem e registro junto a Anvisa”, esclarece Mariela. A empresa acaba de lançar a nova divisão e está em fase de captação de novos parceiros.

Todas estas tendências do mercado e da indústria cosmética serão apresentadas na FCE Cosmetique, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio de 2018, no São Paulo Expo.

Fonte:
Comunicação FCE Cosmetique
Redação CFoco

Redação CFoco

Eventualmente nossa redação publica textos relevantes de interesse geral dos nossos leitores ou comunicados da nossa equipe editorial.

Todos os textos

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO