Alisamento com fenoxietanol

ANÚNCIO

Tenho recebido comentários e emails perguntando sobre o fenoxietanol e os parabenos. Então, o único uso permitido para essas substâncias é como conservante dos produtos (clique aqui e aqui para saber mais).

Não existem concentrações cientificamente comprovadas de que o fenoxietanol alise cabelos de forma permanente. Acompanhando as matérias publicadas no Fantástico nas últimas duas semanas (clique aqui e aqui para assistir), aproveito para dar o alerta: não caiam em conversa fiada! Fenoxietanol e parabeno não alisam os cabelos. Se o seu cabeleireiro defende esses produtos é porque provavelmente ele trabalha com formol. Para quem assistiu às reportagens do Fantástico, percebam que há profissionais mau-caráter que compram produtos de marcas conhecidas e adulteram com formol, oferecendo risco à própria saúde e à saúde de suas clientes que confiam nas palavras desses cabeleireiros.

Cabeleireira alisando cabelo de cliente
Foto: marin / FreeDigitalPhotos.net

Antes de finalizar este texto, preciso destacar mais uma vez: fenoxietanol não alisa cabelo. Atenção às recomendações da Anvisa (clique aqui).

Obs.: caso alguém encontre artigos científicos que sustentem o uso de outras substâncias como alisantes capilares, peço a ajuda e colaboração de enviarem o artigo ou a referência para nosso email. Com certeza temos interesse em publicar informação confiável que atualize essa discussão sobre alisamentos com eficácia e segurança.

ANÚNCIO

Obs2.: peço desculpas por ser tão enfático, mas às vezes é necessário. Vejo muita gente se iludindo (ou tentando se enganar) e acreditando em conversa mole de profissional sem escrúpulos. Como profissional da saúde, meu compromisso é zelar e contribuir na manutenção do bem-estar coletivo e pela saúde dos seres humanos.

Atualizado em 28 de fevereiro de 2016.

16 Comentários
  1. Sua colocação está perfeita em relação ao Formol e outras substâncias que insistem em dizer que alisam…Adorei ter encontrado alguém que defende a mesma bandeira que eu.
    Sou formada em Tecnóloga em Estética e Cosmética e começando uma Pós em Cosmetologia Aplicada, fico muito triste qdo encontro "profissionais " que se deixam enganar ou fingem se deixarem por causa de dinheiro e colocam em risco sua saúde e dos outros. Fazer por falta de conhecimento é compreensível, mas fazer qdo se sabe é ignorância e burrice.

    Um grande abraço.

    Carmen Aguiar

  2. Inez Diz

    Certíssimo Gustavo…e o pessoal de farmácia, fugiu da aula de excipientes e adjuvantes farmacotécnicos, empregados em medicamentos e cosméticos? Sugiro que entrem no site da ANVISA – cosméticos – material de divulgação – cartilha de alisantes…e por favor, peguem livros de cosméticos para entender a estrutura capilar…bons estudos!

  3. tristanis Diz

    Olá Gustavo vim acompanhando os comentários sobre FENOXIETANOL e achei muito esclarecedor porém já que tal substância não alisa cabelos, qual pode ser a função dela em produtos conhecidos como "Escovas sem Formol?" à base de carbocisteína? Será que tais produtos são realmente compatíveis e podem ser usadas em conjunto com outros produtos á base de amônia, guanidina e etc como afirmam as propagandas? Existe algum risco de uso a longo prazo pois encontrei relatos sobre efeitos adversos sobre o cérebro e o sistema nervoso, assim como mudanças cromossômicas e mutações genéticas e
    danos no sistema reprodutivo. Enfim são muitas informações e ficamos perdidos.

  4. Claudia Nogueira Diz

    fenoxietanol é prejudicial a saúde?

  5. Gustavo Boaventura Diz

    Claudia,
    a Anvisa estabelece uma concentração máxima de 1% como conservante. Nessas concentrações ele é seguro para uso e, para reforçar, não alisa os cabelos.

  6. Gustavo Boaventura Diz

    Tristanis, essas escovas novas a base de carbocisteína e acido glioxílico ainda são muito recentes para se afirmar que são seguras e sem risco à saúde. Ainda se sabe muito pouco sobre seus efeitos toxicológicos, mas tudo indica que não são inofensivas e podem ser tão tóxicas quanto o formol. Mas ainda é cedo para afirmações.

  7. sasa Diz

    Posso dizer que a carbocisteína me faz mais mal que o formol,Então posso afirma aqui que os dois são prejudicial a saúde sou profissional e não aplico nem um nem outro pode pagar o que for que não faço mas,Ja estou sentindo os efeitos desa praga no meu organismo e valorizo muito minha saúde e das outras pessoas…..E estou em campanha no meu facebook contra progressiva.

  8. Eliane Martins Diz

    gostaria de saber como faço pra analizar um produto,onde posso fazer isso? comprei uma progressiva e a pessoa a quem comprei mim dissi que a mesma não tem formol,porém, depois de varios comentáris que vi em um blog,confesso que fiquei confusa. por favor gostaria que mim ajudasem.

  9. Unknown Diz

    Caro Gustavo, o que você me diz sobre o Polyquaternium-10, utilizado em escovas progressivas? Ele realmente funciona e é seguro?

  10. Gustavo Boaventura Diz

    Polyquaternium-10 é um agente condicionante para os cabelos. É seguro para uso e não possui qualquer poder de alisamento.
    Neste post tratamos dos agentes alisantes permitidos e regulamentados pela Anvisa: https://cosmeticaemfoco.com.br/2009/09/os-produtos-para-alisamento-capilar.html

  11. deia Diz

    Olá Gustavo, quais as bases quimicas sugeridas para um alisamento que não se use formol, nem amônia e hidróxidos? Digamos o popular selamento.

    1. Gustavo Boaventura Diz

      Olá Deia, obrigado pelo seu comentário. Quando se fala em selamento, em teoria, não deveria haver mudança na estrutura do cabelo. O selamento deveria ser um tratamento finalizado com prancha para manter as cutículas dos cabelos fechadas (seladas) até a próxima lavagem. Promover um selamento permanente pode ser um alisamento com ácido glioxílico. É difícil afirmar, pois cada empresa tem a sua própria fórmula.

  12. Jane Rodrigues Silveira Diz

    Oi fenoxietanol tem cheiro,arde os olhos?

    1. Cosmética em Foco Diz

      Olá Jane, nas concentrações usadas em cosméticos, o fenoxietanol não possui cheiro nem arde os olhos, muito menos alisa os cabelos.

  13. ADRIANA QUEIROZ Diz

    Boa tarde. Obrigada pela informacao.
    Entao quais os INCI que alisam cabelo e que sao perimitidos pela ANVISA?

    1. Cosmética em Foco Diz

      Olá Adriana, temos esse texto aqui atualizado com os INCIs dos alisantes tradicionais permitidos pela Anvisa com essa aplicação.

Comentários estão fechados.