Tenho recebido comentários e emails perguntando sobre o fenoxietanol e os parabenos. Então, o único uso permitido para essas substâncias é como conservante dos produtos (clique aqui e aqui para saber mais).
Não existem concentrações cientificamente comprovadas de que o fenoxietanol alise cabelos de forma permanente. Acompanhando as matérias publicadas no Fantástico nas últimas duas semanas (clique aqui e aqui para assistir), aproveito para dar o alerta: não caiam em conversa fiada! Fenoxietanol e parabeno não alisam os cabelos. Se o seu cabeleireiro defende esses produtos é porque provavelmente ele trabalha com formol. Para quem assistiu às reportagens do Fantástico, percebam que há profissionais mau-caráter que compram produtos de marcas conhecidas e adulteram com formol, oferecendo risco à própria saúde e à saúde de suas clientes que confiam nas palavras desses cabeleireiros.
Antes de finalizar este texto, preciso destacar mais uma vez: fenoxietanol não alisa cabelo. Atenção às recomendações da Anvisa (clique aqui).
Obs.: caso alguém encontre artigos científicos que sustentem o uso de outras substâncias como alisantes capilares, peço a ajuda e colaboração de enviarem o artigo ou a referência para nosso email. Com certeza temos interesse em publicar informação confiável que atualize essa discussão sobre alisamentos com eficácia e segurança.
Obs2.: peço desculpas por ser tão enfático, mas às vezes é necessário. Vejo muita gente se iludindo (ou tentando se enganar) e acreditando em conversa mole de profissional sem escrúpulos. Como profissional da saúde, meu compromisso é zelar e contribuir na manutenção do bem-estar coletivo e pela saúde dos seres humanos.
Atualizado em 28 de fevereiro de 2016.
Sua colocação está perfeita em relação ao Formol e outras substâncias que insistem em dizer que alisam…Adorei ter encontrado alguém que defende a mesma bandeira que eu.
Sou formada em Tecnóloga em Estética e Cosmética e começando uma Pós em Cosmetologia Aplicada, fico muito triste qdo encontro "profissionais " que se deixam enganar ou fingem se deixarem por causa de dinheiro e colocam em risco sua saúde e dos outros. Fazer por falta de conhecimento é compreensível, mas fazer qdo se sabe é ignorância e burrice.
Um grande abraço.
Carmen Aguiar
Certíssimo Gustavo…e o pessoal de farmácia, fugiu da aula de excipientes e adjuvantes farmacotécnicos, empregados em medicamentos e cosméticos? Sugiro que entrem no site da ANVISA – cosméticos – material de divulgação – cartilha de alisantes…e por favor, peguem livros de cosméticos para entender a estrutura capilar…bons estudos!
Olá Gustavo vim acompanhando os comentários sobre FENOXIETANOL e achei muito esclarecedor porém já que tal substância não alisa cabelos, qual pode ser a função dela em produtos conhecidos como "Escovas sem Formol?" à base de carbocisteína? Será que tais produtos são realmente compatíveis e podem ser usadas em conjunto com outros produtos á base de amônia, guanidina e etc como afirmam as propagandas? Existe algum risco de uso a longo prazo pois encontrei relatos sobre efeitos adversos sobre o cérebro e o sistema nervoso, assim como mudanças cromossômicas e mutações genéticas e
danos no sistema reprodutivo. Enfim são muitas informações e ficamos perdidos.
fenoxietanol é prejudicial a saúde?
Claudia,
a Anvisa estabelece uma concentração máxima de 1% como conservante. Nessas concentrações ele é seguro para uso e, para reforçar, não alisa os cabelos.
Tristanis, essas escovas novas a base de carbocisteína e acido glioxílico ainda são muito recentes para se afirmar que são seguras e sem risco à saúde. Ainda se sabe muito pouco sobre seus efeitos toxicológicos, mas tudo indica que não são inofensivas e podem ser tão tóxicas quanto o formol. Mas ainda é cedo para afirmações.
Posso dizer que a carbocisteína me faz mais mal que o formol,Então posso afirma aqui que os dois são prejudicial a saúde sou profissional e não aplico nem um nem outro pode pagar o que for que não faço mas,Ja estou sentindo os efeitos desa praga no meu organismo e valorizo muito minha saúde e das outras pessoas…..E estou em campanha no meu facebook contra progressiva.
gostaria de saber como faço pra analizar um produto,onde posso fazer isso? comprei uma progressiva e a pessoa a quem comprei mim dissi que a mesma não tem formol,porém, depois de varios comentáris que vi em um blog,confesso que fiquei confusa. por favor gostaria que mim ajudasem.
Caro Gustavo, o que você me diz sobre o Polyquaternium-10, utilizado em escovas progressivas? Ele realmente funciona e é seguro?
Polyquaternium-10 é um agente condicionante para os cabelos. É seguro para uso e não possui qualquer poder de alisamento.
Neste post tratamos dos agentes alisantes permitidos e regulamentados pela Anvisa: https://cosmeticaemfoco.com.br/2009/09/os-produtos-para-alisamento-capilar.html
Olá Gustavo, quais as bases quimicas sugeridas para um alisamento que não se use formol, nem amônia e hidróxidos? Digamos o popular selamento.
Olá Deia, obrigado pelo seu comentário. Quando se fala em selamento, em teoria, não deveria haver mudança na estrutura do cabelo. O selamento deveria ser um tratamento finalizado com prancha para manter as cutículas dos cabelos fechadas (seladas) até a próxima lavagem. Promover um selamento permanente pode ser um alisamento com ácido glioxílico. É difícil afirmar, pois cada empresa tem a sua própria fórmula.
Oi fenoxietanol tem cheiro,arde os olhos?
Olá Jane, nas concentrações usadas em cosméticos, o fenoxietanol não possui cheiro nem arde os olhos, muito menos alisa os cabelos.
Boa tarde. Obrigada pela informacao.
Entao quais os INCI que alisam cabelo e que sao perimitidos pela ANVISA?
Olá Adriana, temos esse texto aqui atualizado com os INCIs dos alisantes tradicionais permitidos pela Anvisa com essa aplicação.