Se você tem (ou conhece quem tenha) cabelos cacheados ou ondulados e nunca ouviu falar sobre No Poo e Low Poo, está na hora de se situar melhor sobre o grande movimento capilar do século 21! E por que não dizer a grande revolução na valorização dos cachos? Em 2002, a cabeleireira norte-americana Lorraine Massey, sócia-propietária da rede de salões Devachan, publicou o livro Curly Girl, relatando a sua descoberta no tratamento dos cabelos cacheados após testar em si mesma suas crenças.
“Tenho usado o no poo sempre que meu cabelo está muito ressecado ou quando as lavagens são mais freqüentes, o que acontece bastante no verão. Tenho o no poo da marca Deva Curls, mas também é possível utilizar a técnica apenas com condicionador ou máscaras capilares mais leves. Seria ótimo termos marcas nacionais desse tipo de produto.” Andrea da Luz, Jornalista e Engenheira Química
A técnica
Trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza xampu (No Poo) ou que o utiliza moderadamente e com formulações com tensoativos com baixo poder de detergência (Low Poo), e mantém a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador. Acredita-se que, dessa forma, durante a lavagem dos cabelos não será demasiadamente removida a proteção lipídica natural do couro cabeludo e cabelos junto com as sujidades acumuladas no dia-a-dia.
Opinião do Autor: A lógica é bem simples e até aí tem precedentes químicos, bioquímicos e fisiológicos. Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se produz o sebo que, infelizmente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas. O problema começa quando a higienização adequada (e necessária) do couro cabeludo deixa a desejar.
Diferente de cabelos lisos, finos e grossos, em que o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar. Nestes cabelos o xampu não faria tanto mal, pois o condicionador consegue repor o sebo removido durante a lavagem.
Já estruturei uma sequência de postagens sobre No Poo / Low Poo (Clique aqui para ler o segundo post da série). Se você utiliza essa técnica e quiser enviar seu depoimento, será ótimo poder ilustrar as próximas postagens com palavras de quem faz a técnica ou já fez, mesmo que não tenha gostado, também será muito valioso. É sempre bom poder mostrar as duas opiniões.
Referências:
Fórum Afro Natural – Tópico No Poo
Fórum Afro Natural – Tópico Low Poo
Blog Não Vivo Sem Cosméticos
Curly Hair Styles
Naturally Curly
Muitos outros blogs, fóruns e comunidades do Orkut (Cabelos Cacheados e No /Low Poo)
Gostei de grande movimento capilar do século 21! rs…
Eu utilizo não só a técnica como também os produtos Deva e afirmo que foram uma revolução pro meu cabelo! Os cachos ganharam definição, maciez e brilho, e agora muita gente me pára na rua pra saber como eu cuido dos meus cabelos!
Muito interessante. Podemos ja iniciar cuidado dos nossos cabelos, usando produtos sem silicones, peg varios,sem SLS, DEA, Parabenos…. lendo bem a composiçao dos produtos antes de comprar.
Tenho um filha de 4 aninhos, ela tem o cabelinho bem rebelde ressecado, tenho escutado mto sobre essa tecnica, mas nao to entendo mto bem, existe produto especifico para fzr isso??? eu lavo a cabela dela todo dia com o hidratante??? se tiver um produto especifico vc poderiam postar aki pra mim, obrigada gente
Flavia, existem produtos específicos sim. Tem a linha Deva que é vendida em salões. Mas a opção mais barata é comprar os produtos que não contenham os "ingredientes proibidos" para o No Poo/Low Poo. Se tiver dúvidas pode escrever email que eu te auxilio.
Ola, eu sou profissional cabeleireira, mas confesso, desconhecia ate agora essa técnica, vc poderia me passar informações sobre quais produtos usar, e tbm onhde fazer cursos? obrigada
Rafinha,
que eu saiba não existem cursos sobre o assunto, mas você encontra muita coisa aqui no site e na internet.
Comecei com a técnica hoje e com produtos que não são da DEVA, porém não tem os produtos proibidos. Depois de uma vasta pesquisa na internet de quais produtos eu poderia utilizar fui as compras hoje e confesso que não foi fácil encontrá-los, as pessoas desconhecem esse método assim fica mais difícil de tirar as dúvidas nas lojas, pois bem comprei os produtos e fiz. ficou muito bom… espero que continue assim.
Pode por favor me enviar por e-mail quais produtos e como utilizar a técnica? Fico agradecida.
Patricia, obrigado por seu comentário. Mas é mais produtivo você citar os produtos que pretende usar. Há uma possibilidade enorme de produtos usados para no poo e low poo.
Inicie a técnica de low poo em dezembro de 2016 e por um descuido utilizei um produto com silicone insolúvel tendo assim a necessidade de iniciar do zero lavando o cabelo com um shampoo com sulfato antes de continuar com a técnica. E o resultado dessa lavagem foi meu cabelo ficar com aspecto de plástico ou de “Cabelo de boneca” fiquei muito assustada no momento, mas o uso de produtos sem sulfato resolveu isso já na lavagem seguinte. Não me imaginando mais utilizando sulfatos com agente de limpeza para meu cabelo.
Aproveito aqui para agradecer pelo site e seu conteúdo. é muito bom ler textos sobre cabelo cacheado, cosméticos e cia tendo referências das pesquisas e do artigos científicos. Eu, como estudante de química industrial, sentia falta disso. Grata 🙂
Obrigado Carla! Temos quase 10 anos de textos publicados, deve ter mais assuntos que te interessam. E se você não encontrar algum assunto, envie sua dúvida.