Disodium EDTA

publicado

INCI Name: DISODIUM EDTA
Nome português: EDTA Dissódico
CAS Number: 139-33-3 / 6381-92-6
Funções: Quelante, Regulador de viscosidade
Aspecto: Pó branco
Solubilidade: Facilmente solúvel em água fria.
Nomes comerciais: Edeta, Versene,

Estrutura Química do EDTA Dissódico (Disodium EDTA)

Detalhes

O EDTA Dissódico (Disodium EDTA) é talvez o agente quelante mais utilizado em cosméticos, pois ajuda na estabilidade dos produtos. Isso acontece devido a sua propriedade de formar complexos químicos com íons metálicos naturalmente presentes na água ou em matérias-primas aquosas. Esses íons podem impactar na espuma de shampoos, acelerar a oxidação de corantes, vitaminas e fragrâncias; além de atrapalharem a ação de conservantes. Por isso muitas fórmulas cosméticas contém agentes quelantes, principalmente o EDTA Dissódico (Disodium EDTA).

Por ser de origem sintética, o EDTA Dissódico (Disodium EDTA) pode ser usado em cosméticos veganos.

Propriedades: Agente quelante capaz de se ligar a ions como sódio (Na+), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+), Zinco (Zn2+) muitos outros. Melhora atividade antioxidante de antioxidantes naturais como vitamina C e vitamina E. Melhora a eficácia de conservantes.
Usos e aplicações: O EDTA Dissódico (Dissodium EDTA) é usado para aumentar a estabilidade ou ajudar a conservar cosméticos de todos os tipos, sejam cremes, loções, shampoos, condicionadores, maquiagem, fotoproteção, etc. Usado de 0,1% a 0,5% sempre que a fórmula for suscetível a presença de metais bivalentes.
Compatibilidade: Compatível com a maioria dos produtos e matérias-primas.
Origem: Sintética.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

1 comentário

Comentários estão encerrados.