Disodium EDTA

publicado

INCI Name: DISODIUM EDTA
Nome português: Edetato Dissódico
Sinônimos: EDTA Dissódico
CAS Number: 139-33-3 / 6381-92-6
Funções: Quelante, Regulador de viscosidade
Aspecto: Pó cristalino branco
Solubilidade: Solúvel em água
Nomes comerciais: Edeta, Versene,

Continua depois do anúncio

Estrutura Química do Disodium Edta

Detalhes

O EDTA Dissódico (Disodium EDTA) é talvez um dos ingredientes cosméticos mais utilizados, pois sua ação quelante ajuda na estabilidade dos produtos. Isso acontece devido a sua capacidade de neutralizar íon metálicos e evitar a oxidação de vitaminas e fragrâncias e facilitarem a ação de conservantes. Os íon metálicos podem estar naturalmente presentes na água ou em matérias-primas aquosas e podem impactar na espuma de shampoos, acelerar a oxidação de corantes, vitaminas e fragrâncias; além de atrapalharem a ação de conservantes.

Propriedades: Agente quelante capaz de se ligar a ions como sódio (Na+), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+), Zinco (Zn2+) muitos outros. Melhora atividade antioxidante de antioxidantes naturais como vitamina C e vitamina E. Melhora a eficácia de conservantes.
Aplicações: Usado para estabilidade ou ajudar a conservar cosméticos de todos os tipos, sejam cremes, loções, shampoos, condicionadores, maquiagem, fotoproteção, etc.
Usos: Usado de 0,1% a 0,5% sempre que a fórmula for suscetível a presença de metais (sódio, cálcio, magnésio, manganês e zinco).
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Origem: Sintético

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

1 comentário

Comentários estão encerrados.